Notícias em destaque

Mato Grosso aprova leis que consolidam políticas culturais

28.01.2016 – 19:39 
 
Mensagem do ministro Juca Ferreira aos mato-grossenses
 
Quero saudar o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, pela decisão de incorporar a política cultural na agenda de prioridades de seu governo e por dar corpo a uma política cultural verdadeiramente diferenciada.
 
Mato Grosso, todos sabemos, é um estado que abriga preciosa diversidade cultural e étnica, que conta com expressivo patrimônio ambiental e histórico e uma robusta produção artística.
A cultura é pauta estratégica para que conquistemos um patamar economicamente forte, socialmente justo e ambientalmente equilibrado. 
 
É a cultura que nos distingue. Nela está nosso principal diferencial em um mundo tão globalizado. Ela é a argamassa que dá sentido à nossa identidade, é quem dá liga à nossa sociedade.
 
O governador Pedro Taques sancionou, ontem, dia 27 de janeiro, quatro projetos que agora são leis em Mato Grosso: criação do Sistema Estadual de Cultura, aprovação do Plano Estadual de Cultura, reformulação do Conselho de Política Cultural e reformulação do Fundo Estadual de Política Cultural – que irá receber, já neste ano, 0,2% da receita tributária líquida do estado num crescendo até que, em 2019, receberá 0,5% desses recursos.
 
Está de parabéns o povo de Mato Grosso. Reconhecer o papel da cultura na centralidade de seu desenvolvimento é um sinal de maturidade política.
 
Também estão de parabéns os produtores, gestores culturais, movimentos organizados e parlamentares, o secretário de Cultura Leandro Carvalho, todos os protagonistas desse processo de estruturação do Sistema Estadual de Cultura. Parabéns Mato Grosso! Você promete!
 
Juca Ferreira, ministro da Cultura