Notícias em destaque

Nota Ministério da Cultura: incêndio na Cinemateca Brasileira

3.2.2016 - 10:02
 
O Ministério da Cultura (MinC) comunica que, na madrugada desta quarta-feira (03), ocorreu um incêndio que atingiu parte de um dos depósitos da Cinemateca Brasileira, na região de Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo. O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado e conteve as chamas no local.
 
O fogo atingiu a câmara 3 do depósito de filmes em suporte de nitrato de celulose, material característico da produção de películas brasileiras até a década de 50. As obras atingidas no incêndio possuem cópia. Nenhuma outra estrutura da Cinemateca foi atingida. Conforme orientações técnicas, o prédio do depósito foi construído num local mais afastado da estrutura da Cinemateca, justamente pelo fato de o material ser inflamável. As causas do incêndio estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros.  
 
A Cinemateca Brasileira é uma unidade técnica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, destinada à preservação e memória do acervo audiovisual brasileiro. O secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, viaja a São Paulo para acompanhar os desdobramentos e fazer a avaliação técnica do que foi afetado pelo incêndio.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura