Notícias em destaque

Catedral da Sé, em Mariana (MG), será restaurada

10.2.2016 - 7:58  
Catedral da Sé é a primeira de 15 obras de restauração que serão realizadas em Mariana pelo PAC Cidades Históricas (Foto: Iphan)
 
 
No próximo domingo (14), serão iniciados os trabalhos de restauração arquitetônica da Catedral da Sé, em Mariana (MG). Contratada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra consiste na segunda ação, entre as 15 previstas, para o município de Mariana, no âmbito do PAC Cidades Históricas. Serão investidos mais de R$ 2 milhões de reais.
 
As obras da restauração da Matriz contemplarão as alvenarias, pisos, forros, telhado, estrutura, instalações hidrossanitárias e de drenagem, além de outras intervenções de conservação preventiva. 
 
Para marcar o início das obras, será celebrada uma missa, na Catedral, às 19 horas, pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio. Em seguida, será realizado um concerto. O evento será aberto ao público. 
 
História
 
A Catedral de Nossa Senhora da Assunção – a Sé – teve sua origem na primitiva capelinha da Conceição, fundada em 1703 pelo capitão Antônio Pereira Machado. Dez anos mais tarde, no mesmo local da capela, iniciaram-se as obras de construção da Matriz, em madeira e taipa, pelo mestre Jacinto Barbosa Lopes. Ao longo dos anos, diversas obras foram ali empreendidas e contaram com a atuação de vários mestres reconhecidos, entre eles José Pereira Arouca.  
 
Em 1798, decidiu-se pela reedificação do bem, respeitando os padrões arquitetônicos originais, e optou-se pela utilização de pedra e cal na fachada frontal, conferindo à igreja o aspecto sóbrio do barroco jesuítico. Seu interior guarda um dos mais ricos e significativos conjuntos de talha de Minas Gerais, revelando diversas etapas do barroco luso-brasileiro. Merece destaque a pintura do batistério, atribuída a Manuel da Costa Athaíde, e o órgão Arp Schnitger, doado no século XVIII, por Dom João V, à Sé de Mariana.
 
Serviço:
Inauguração da obra da Catedral da Sé
Data: 14 de fevereiro de 2016, às 19h
Local: Catedral da Sé, Mariana (MG)
Aberto ao público. 
 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Ministério do Cultura