Notícias em destaque

Oficina ajudará autodeclaração de Pontos de Cultura

19.2.2016 - 7:50  
 
 
Para facilitar a autodeclaração dos Pontos de Cultura e democratizar ao máximo o acesso à plataforma Rede Cultura Viva, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), promove, nesta sexta-feira (19), uma oficina on-line que terá como foco o Cadastro Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura. O workshop poderá ser acompanhado em tempo real na própria plataforma, a partir das 17 horas.
 
A iniciativa tem como objetivo auxiliar entidades e coletivos culturais que desenvolvam ou articulem atividades culturais em suas comunidades há pelo menos um ano a se autodeclararem como Ponto ou Pontão de Cultura. Tal reconhecimento por parte do MinC dará a eles uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, permitindo ainda uma articulação com outros pontos da rede a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um determinado território.
 
Durante a oficina, a coordenadora da Rede Cultura Viva, Cláudia Schulz, irá apresentar a plataforma e os interessados poderão tirar dúvidas de forma rápida e direta sobre o preenchimento do cadastro e o processo de autodeclaração.
 
Esta é a segunda oficina on-line promovida pela SCDC sobre o tema. A primeira delas ocorreu em 1º de fevereiro. Na próxima semana, uma nova oficina deverá ser realizada, desta vez com foco nos Pontos de Memória.
 
Autodeclaração
 
A certificação simplificada como Ponto ou Pontão de Cultura, por meio da Plataforma Rede Cultura Viva, é um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente, destinado ao reconhecimento de entidades e coletivos culturais como Pontos ou Pontões de Cultura.
 
As propostas de certificação enviadas por meio da plataforma são analisadas por uma comissão paritária composta por membros do poder público e da sociedade civil. A análise é realizada com base em alguns critérios, alinhados às diretrizes e aos normativos da Política Nacional de Cultura Viva.
 
 
Cristiane Nascimento
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura