Notícias em destaque

MinC e BNDES discutem parceria focada na economia da cultura

02.03.2016 - 15:23  
Parceria atual entre MinC e BNDES garante financiamento a diversos projetos. Ideia é dinamizar a economia da cultura (Foto: Acácio Pinheiro)
 
 
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 2, a chefe do departamento de Economia da Cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciane Gorgulho, para debater a parceria que as duas instituições já mantém e as possibilidades de ampliá-la. Também participaram da reunião os secretários executivo, João Brant, e de Políticas Culturais, Guilherme Varella, do Ministério da Cultura (MinC).
 
Entre as ações do banco na área cultural atualmente estão o financiamento a projetos das cadeias audiovisual, editorial, da música, dos jogos eletrônicos e das artes visuais, além do apoio à revitalização do patrimônio histórico, à segurança de acervos, entre outros. 
 
Juca Ferreira afirmou que o BNDES é um parceiro fundamental para dinamizar o desenvolvimento da economia cultural no Brasil e promover a integração das inúmeras cadeias produtivas do setor. Para tanto, a reunião encaminhou uma agenda de trabalho ao longo de 2016. Entre as prioridades do MinC estão a elaboração de pacotes de ações que impulsionem a economia da música e a economia dos Centros Históricos, além de abrir possibilidades de crédito para empreendimentos culturais de baixo orçamento. 
 
 

Leia também:

MinC e cooperativas debatem economia da cultura

Vinicius Mansur
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura