Notícias em destaque

MinC realiza oficinas sobre Prêmio Vivaleitura

2.3.2016 - 13:59  
 
 
A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio de Secretarias Estaduais de Cultura, realiza oficinas de sensibilização para os interessados em se inscrever na 8ª edição do Prêmio Vivaleitura. O objetivo é esclarecer as dúvidas e orientar os interessados em participar do prêmio, que, nesta edição, premiará quatro iniciativas com R$ 25 mil cada. Não é necessária inscrição prévia para participar das oficinas.
 
Ceará e Alagoas recebem a oficina do Prêmio Viva Leitura nesta quarta-feira (2). Em Fortaleza, o encontro acorreu às 9h no auditório da Secretaria da Cultura do Ceará. Em Maceió, o encontro é à tarde, às 14h, na Praça Dom Pedro II (Centro).
 
Os pernambucanos podem participar da oficina nesta quinta-feira (3), às 14h, no Espaço Pasárgada, em Recife (Rua da União, 263 – Boa Vista).
 
Também na quinta, será realizada oficina em Belém (PA), a partir das 16h30, no auditório da Representação Regional Norte (Av. Governador José Malcher, 474, Nazaré, Belém-PA).
 
Em João Pessoa, o encontro será na sexta-feira (4), às 14h, no auditório 1 do Espaço Cultural (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho). No mesmo dia, será realizada oficina em Teresina (PI), às 15h, na Biblioteca Pública Estadual (Rua Desembargador Cronwell de Carvalho, Praça Demóstenes Avelino, 1788 – Centro). 
 
Na região Nordeste, o público de Natal recebeu a oficina no último dia 29. O encontro também já foi realizado pela Representação Regional do MinC em Minas Gerais, no dia 25 de fevereiro. Educadores, gestores, contadores de histórias, representantes de bibliotecas públicas e de escolas de diversos municípios mineiros participaram da oficina do 8º Prêmio Vivaleitura, realizada na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. 
 
As inscrições para o prêmio são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente on-line até o dia 13 de março. O regulamento e os modelos de anexo estão disponíveis no site do prêmio. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com projetos desenvolvidos no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015 ou que estejam em andamento.
 
Sobre o prêmio
 
Criado em 2006, o Prêmio Vivaleitura integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem a finalidade de estimular e reconhecer projetos que promovam a leitura. É uma iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. 
 
Nesta edição, serão premiados projetos nas seguintes categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física) que desenvolva trabalhos na área de leitura. 
 
Um dos destaques do prêmio é a menção honrosa José Mindlin, que, a cada ano, reconhece iniciativas que se destaquem por seu impacto e abrangência.
 
Mais informações pelo e-mail: premiovivaleitura@oei.org.br.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura