Parlamentares e gestores apresentam demandas ao MinC

Ministro Juca Ferreira recebe demandas de lideranças regionais e de parlamentares baianos (Foto: Acácio Pinheiro)
 
03.03.2016 – 17:12
 
Praças CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificado ) e festividades culturais. Esses foram os principais temas da reunião da manhã desta quinta-feira (3), em Brasília, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, com parlamentares e autoridades baianas.
 
Durante o encontro, o prefeito de Santo Antônio de Jesus (BA), Humberto Leite,  convidou o ministro Juca Ferreira a participar das festividades que terão início em 29 de maio, data de aniversário do município. Além dessa comemoração, ao longo do mês, haverá o Trezenário de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e festas dedicadas a São João e São Pedro. "Este ano é o ano da Cultura em Santo Antônio de Jesus", disse o prefeito.
 
O prefeito também fez convite ao ministro para participar da inauguração da Praça CEU da cidade, cuja construção está em fase de acabamento. As praças integram, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas, de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, além de serviços sócio assistenciais e de políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. A iniciativa é do Ministério da Cultura, mas a gestão é compartilhada entre prefeitura e comunidade.
 
Sobre esse aspecto, o ministro Juca Ferreira lembrou que o sucesso das Praças CEUs depende de vários fatores. "É preciso haver uma gestão participativa, competência para fazer a programação e a sensibilidade para incluir a comunidade", afirmou. 
 
O secretário de Cultura de Guanambi (BA), Vitor Boa Sorte, lamentou a situação da cultura do município, que ficou 16 anos sem secretaria para área, e pediu ajuda ao Ministério para recuperar a biblioteca local. O ministro se mostrou solidário à causa e encaminhou o tema aos diretores responsáveis pelo assunto no MinC.
 
Participaram também do encontro os deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Félix Mendonça (PDT-BA); o secretário de Cultura e Juventude de Santo Antônio de Jesus, Everaldo Ferreira; a superintendente de Convênios da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, Conceição Gonçalves, e o secretário de Cultura de Guanambi, Vitor Boa Sorte. 
 
O ministro Juca Ferreira abordou a necessidade de atualizar o sistema de fomento hoje vigente (Lei Rouanet) e pediu apoio para aprovação do ProCultura, projeto de lei que tramita atualmente no Senado Federal.
 
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura