Regionais realizam oficinas de tira-dúvidas do Viva Leitura

03.03.2016 – 18:25 - atualizado às 04.03.2016 - 14:13  
 
As Representações Regionais do MinC, em parceria com secretarias estaduais de cultura, realizam uma série de encontros com interessados em participar da 8ª edição do Vivaleitura, prêmio de estímulo, fomento e reconhecimento das melhores experiências que promovam a leitura no país.
 
A iniciativa das Regionais tem como objetivo esclarecer as dúvidas e orientar os interessados em participar do prêmio, que contempla com R$ 25 mil iniciativas em quatro categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física), que desenvolva trabalhos na área de leitura. 
 
Estão previstas cinco oficinas em Estados das regiões Nordeste e Sul. Quatro delas serão realizadas no dia 4 de março. Em Arapiraca (AL), o auditório da Biblioteca Pública Municipal Pedro de França Reis (localizado na rua Esperidião Rodrigues, 275- Centro) recebe interessados das 9h às 14h. 
 
A oficina em João Pessoa (PB) será no auditório 1 do Espaço Cultural (na rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho), a partir das 14h.  Na capital do Piauí, haverá oficina a partir das 15h na Biblioteca Pública Estadual de Teresina, localizada na rua Desembargador Cronwell de Carvalho, na Praça Demóstenes Avelino,1788. Em São Luís (MA), a ação ocorre a partir das 14h na Biblioteca Pública Benedito Leite, que fica na Praça do Panteon, Centro.  
 
No Rio Grande do Sul, o encontro será no dia 7/3, às 18h, na sede da Representação Regional do MinC, em Porto Alegre, localizado na rua André Puente, 441, sala 604, no bairro Independência. Diversos estados já promoveram eventos semelhantes em suas capitais: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Pará.
 
Prêmio
 
As inscrições para o prêmio são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 13 de março. O regulamento e os formulários estão disponíveis no site do prêmio.
 
Podem participar pessoas físicas e jurídicas com projetos em andamento ou desenvolvidos no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Outras dúvidas podem ser sanadas pelo endereço eletrônico premiovivaleitura@oei.org.br.  
 
Criado em 2006, o Prêmio Vivaleitura integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem a finalidade de estimular e reconhecer projetos que promovam a leitura. É uma iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. 
 
 
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura