Notícias em destaque

MinC divulga Cultura Viva em Barcelona e Madri

7.3.2016 - 9:35  
Ivana Bentes reuniu-se ainda com produtores culturais, músicos, capoeiristas, professores e estudantes da língua portuguesa que atuam com a cultura brasileira em Barcelona (Foto: SCDC) 
 
 
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, participou, de sexta-feira (4) a domingo (7), de ampla agenda em Madri e Barcelona. Os objetivos foram divulgar a Política Nacional de Cultura Viva brasileira, que vem servindo de inspiração para diversos países latino-americanos, e conhecer novas experiências de produção e fruição cultural.
 
O primeiro compromisso, na sexta-feira (4), foi um encontro, em Madri, com deputados e lideranças do partido político espanhol Podemos. Reunida com os deputados Marcelo Exposito e Eduardo Maura Zorita, Ivana Bentes apresentou o conceito de Estado-Rede e as experiências de políticas que envolveram a sociedade civil desde sua concepção, como o Marco Civil da Internet e a Política Nacional de Cultura Viva. "Os deputados do Podemos percebem a Cultura como campo estratégico no seu projeto político", afirma Ivana.
 
No sábado (5), ainda em Madri, Ivana Bentes visitou o MediaLab Prado, um laboratório cidadão de produção, investigação e difusão de projetos culturais que exploram experiências e aprendizagens colaborativas surgidas a partir das redes sociais. Durante a visita, a secretária encontrou-se com o diretor do MediaLab Prado, Marcos Garcia, com a equipe de pesquisadores do laboratório e reuniu-se com Pablo Pascale, responsável pelo projeto de inovação cidadã da Secretaria Geral Ibero-americana.
 
Em Barcelona, no domingo, Ivana reuniu-se ainda com produtores culturais, músicos, capoeiristas, professores e estudantes da língua portuguesa que atuam com a cultura brasileira na capital da Catalunha. A cidade possui quatro Pontos de Memória atuantes e premiados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A discussão central no encontro girou em torno de possibilidades da expansão dos Pontos de Cultura na Espanha e da criação de parcerias com as prefeituras locais e consulados para a promoção da cultura brasileira no exterior.
 
A agenda faz parte do programa de circulação da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, que tem como objetivo apresentar as políticas desenvolvidas no MinC e absorver novas práticas a partir de outras experiências e da participação social. Em 2015, o Circuito Cultura Viva esteve em 19 estados brasileiros e em nove países.
 
Plano de cultura de Barcelona
 
Nos dias 1 e 2 de março, Ivana Bentes também esteve em Barcelona para participar do evento Cultura Viva 2016. Ivana foi convidada pela prefeita da cidade catalã, Ada Colau, para participar de um ciclo de debates que teve como objetivo a construção do plano de cultura municipal.
 
Raíssa Galvão
Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural
Ministério da Cultura