Inscrições para o Vivaleitura terminam neste domingo

10.3.2016 - 8:23  
 
 
Termina neste domingo (13) o prazo de inscrição para a oitava edição do Prêmio Vivaleitura. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com projetos desenvolvidos no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015 ou que estejam em andamento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site do prêmio
 
O Vivaleitura selecionará os melhores trabalhos de todo o Brasil nas seguintes categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2) "Escolas Públicas e Privadas"; 3) "Promotor de leitura (pessoa física); e 4) "ONGs, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. 
 
Os quatro escolhidos (um em cada categoria) receberão R$ 25 mil. Há ainda a menção honrosa José Mindlin, que, a cada edição, destaca uma ou mais iniciativas pelo seu impacto e abrangência. 
 
O Vivaleitura faz parte do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), que é resultado de uma ação conjunta dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.
 
Oficinas 
 
Durante o período de inscrições, as Representações Regionais do Ministério da Cultura, em parceria com secretarias estaduais de Cultura, realizaram uma série de encontros com interessados para esclarecer as dúvidas e orientar como participar do prêmio. 
 
Próximas etapas 
 
O Vivaleitura conta com duas etapas de seleção: a primeira fase é a de habilitação dos participantes e a segunda, de avaliação dos projetos habilitados. Entre elas e após a segunda, há um prazo de dois dias para os projetos não habilitados entrarem com recursos exclusivamente pelo e-mail premiovivaleitura@oei.org.br
 
Os 20 finalistas receberão diploma e troféu Vivaleitura e os contemplados com a menção honrosa receberão diploma e medalha. 
 
Todas as etapas do processo seletivo estarão disponíveis no site do prêmio e nos canais de comunicação do Ministério da Cultura. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura