Culturalmente Temático: A Biblioteca que queremos

15.03.2016 – 14:56
 
Fazer da bibliotecas pública um equipamento cultural versátil e vivo, onde as pessoas, de todas as idades e com todas as suas particularidades, possam ter acesso à informação sobre os mais variados temas. A "biblioteca que queremos" é o assunto da série de vídeos temáticos do projeto Culturalmente, desenvolvido pela equipe de videorreportagem do Ministério da Cultura (MinC).
 
Na mesma linha da primeira edição da série, o Culturalmente Bibliotecas traz depoimentos que condensam as ideias de três personalidades sobre as possibilidades que um equipamento cultural público e gratuito pode oferecer à população. 
 
Os entrevistados são a pedagoga Carla Mauch, mestre em Psicologia da Educação com especialização em Deficiência Mental e coordenadora da ONG Mais Diferenças, que atua na área de educação inclusiva; o escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva e o escritor espanhol Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona.
 
Nos vídeos, os três apontam questões como medidas de inclusão de pessoas com deficiência nas atividades das bibliotecas e a necessidade de se promover atividades culturais mais atraentes a ponto de chamar e cativar o público jovem e o leitor em geral. 
 
As gravações foram realizadas nos dias 1º e 2 de março passado durante o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas,  realizado pelo MinC em parceria com a ONG Mais Diferenças, em São Paulo. 
 

Confira os vídeos: 

 
Série Culturalmente - Jorge Larrosa
 
Série Culturalmente - Marcelo Rubens Paiva
 

Veja aqui outros vídeos da Linha Culturalmente

 
Camila Campanerut 
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura