Notícias em destaque

Funarte promove Circuito de Saraus e Batalhas

23.3.2016 - 12:26  
 
 
Ao longo de todo o mês de abril, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) promoverá o Circuito de Saraus e Batalhas, projeto que tem como objetivo a ocupação dos espaços da Funarte pela produção independente de música e poesia. O evento ocorrerá de modo simultâneo nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 
 
O circuito tem como principal objetivo a criação de uma programação continuada nos espaços musicais da Funarte, com uma orientação contemporânea e cosmopolita. Pretende-se ainda a integração desses espaços ao circuito já existente de saraus e batalhas em todo o Brasil, possibilitando a eles maior difusão e visibilidade. 
 
As apresentações terão início em São Paulo, no dia 2, com o Sarau do Capão. No Rio de Janeiro, o coletivo Peña Cultural Auá será responsável pelas apresentações nos dias 7 e 8 de abril. Em Brasília, a mostra será aberta no dia 8, com a Batalha do Relógio – coletivo também responsável pela apresentação do dia 9. A programação completa pode ser conferida no fim da matéria. 
 
"Saraus e batalhas são uma das formas mais vigorosas e potentes de atuação de coletivos de artistas, produtores e críticos e têm contribuído decisivamente para a circulação e a difusão de formas alternativas e independentes de criação de música, poesia e ideias", afirma o diretor do Centro de Música da Funarte, Marcos Lacerda.
 
Para ele, os grupos de saraus e batalhas têm ainda um papel importante no modo em que se inserem no circuito cultural local. "Eles têm uma relação muito própria com a cidade e com a ideia de ocupação dela. Nesse contexto, praças, viadutos, bares e até mesmo casas e apartamentos se transformam em palcos", diz.
 
O Circuito de Saraus e Batalhas é uma iniciativa do Centro de Música da Funarte, em meio ao Programa de Integração dos Espaços Musicais da Funarte. A seleção dos coletivos e grupos artísticos foi realizada por uma comissão própria de curadores. Sob uma atuação de curadoria compartilhada, os selecionados se tornaram responsáveis pela curadoria dos saraus e batalhas. Coube a eles também a definição pela cobrança ou não da bilheteria, uma vez que os participantes não receberão cachês pelos espetáculos produzidos. 
 
Em São Paulo e Brasília, as apresentações serão gratuitas. No caso do Rio de Janeiro, os ingressos para os saraus custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
 
Rio de Janeiro (sala Sidney Miller):
07 e 08/04 - Peña Cultural Auá
14 e 15/04 - Sarau Meninas do Brasil
28 e 29/04 - Sarau Ponte do Afeto
Endereço: Rua da Imprensa, 16 - Térreo - Centro
 
São Paulo (sala Guiomar Novaes):
02/04 - Sarau do Capão
14/04 - Sarau do Quintal
21/04 - Sarau Candieiro
28/04 - Sarau do Binho
Endereço: Alameda Nothmann, Nº 1058 - Campos Elíseos
 
Brasília (sala Cássia Eller):
08 e 09/04 - Batalha do Relógio (comemoração de dois anos da Batalha)
15 e 16/04 - Batalha da Escada
22 e 23/04 - Batalha das Gurias
29 e 30/04 - Batalha do Museu
Endereço: Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
 
Cristiane Nascimento
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura