Notícias em destaque

Juca Ferreira encontra-se com o embaixador da Austrália

John Richardson convidou Juca Ferreira a acompanhar o festival de cultura Austrália Now 2016 (Foto: Acácio Pinheiro – MinC)
 
24.03.2016 - 18:25
 
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu na tarde desta quinta-feira (24), John Richardson, atual embaixador da Austrália no Brasil. Na ocasião, Juca foi convidado para acompanhar o Austrália Now 2016, festival de cultura promovido pelo governo australiano entre os meses de abril e maio, em diversas cidades brasileiras.
 
O festival será oficialmente aberto no dia 21 de abril, em uma cerimônia no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, capital. No dia 19, entretanto, em celebração ao Dia do Índio, o grupo aborígene de origem australiana Descendance fará uma apresentação no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. O evento ocorrerá por uma parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), articulada, entretanto, pelo Ministério da Cultura (MinC).
 
"A cultura é o fator que mais facilita a aproximação de dois povos. Fico contente com o laço que estamos criando. Para além disso, a aproximação com os povos indígenas brasileiros cumpre um papel importante também de valorização de uma parcela dos brasileiros que muitas vezes não são valorizados aqui. [Essa relação] é importante não apenas para os povos indígenas, mas para a sociedade brasileira como um todo", afirmou Juca Ferreira.   
 
Promovido com o objetivo de cultivar laços significativos e duradouros entre os dois países, o Austrália Now promoverá uma série de atividades culturais, entre performances e exposições aborígenes, espetáculos de música, dança, circo e teatro e eventos esportivos e gastronômicos.
Além de São Paulo e Brasília, as atividades se espalharão ainda por Campinas, Rio de Janeiro, Belém, Natal, Florianópolis, Fortaleza e Salvador. A programação será divulgada em breve no site do próprio evento
 
"Acho que essa é uma importante oportunidade para trocas culturais entre a Austrália e o Brasil e nós realmente esperamos que esse evento seja apenas um dos vários os desdobramentos dessa parceria", disse John Richardson.
 
Na ocasião, o ministro e o embaixador chegaram a discutir os desafios enfrentados pelos povos indígenas de seus respectivos países e se propuseram a dar início a uma conversa internacional pela e diversidade dos povos diversos. 
 
O Austrália Now é promovido a cada ano, sempre em um país diferente. Edições anteriores já foram realizadas na índia, Vietnã, Indonésia e Turquia. 
 
Cristiane Nascimento
Assessoria de Imprensa
Ministério da Cultura