Ações audiovisuais para Rio 2016 serão lançadas nesta segunda

6.5.2016 - 9:47  

 

Atenção - Atualização em 09.05.2016 - 15:15

O evento de lançamento das ações audiovisuais para as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, que ocorreria hoje (dia 09 de maio) na sede do Ministério da Cultura, às 16h, foi adiado. Em breve anunciaremos a nova data!

Enquanto isso, acompanhe pela página da Secretaria do Audiovisual  os projetos que tornarão a experiência dos Jogos de 2016 ainda mais interativa e inesquecível!
 
Experiência audiovisual em diversos pontos do Rio de Janeiro, cinema acessível, rede social para a promoção da cultura brasileira e plataforma de vídeos colaborativos – estas são as ações audiovisuais que serão lançadas pelo Ministério da Cultura (MinC) para as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. As atividades têm o objetivo de ampliar a experiência cultural do evento Rio 2016 para além dos jogos, alcançando todo o País. 
 
"Convocada pelo Ministério da Cultura para apresentar projetos para as Olimpíadas no Brasil, a Secretaria do Audiovisual tentou buscar algo que se aproximasse das políticas que estávamos desenvolvendo, com foco na democratização, na acessibilidade e na interação cultural", define o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro.
 
As ações audiovisuais para a Rio 2016 são: Culturi, Meu Olhar, Circuito Audiovisual e Acessibilidade Audiovisual. As atividades são uma realização da Secretaria do Audiovisual do MinC, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB). Os eventos também contam com a parceria do Ministério dos Esportes, da PUC Rio e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
"Estamos trabalhando com toda força para divulgar a cultura nas cidades que serão visitadas pela tocha, por meio do aplicativo Culturi, colher vídeos e fotos com as impressões dos brasileiros e visitantes, com o Meu Olhar, e, principalmente, melhorar o acesso por meio de oferta de libras e audiodescrição em filmes exibidos durante o evento, com o suporte do Cine Acesso", destaca o pesquisador Guido Lemos, fundador do Lavid.
 
Culturi
 
O Culturi é uma grande rede social que tem a finalidade de divulgar a cultura nacional para brasileiros e para estrangeiros que estão visitando o País. A rede mapeia eventos, locais e demais mobilizações culturais dos quatro cantos do Brasil e funciona de forma colaborativa, interativa e gratuita. "É uma rede social nova que te leva para a rua e te faz conhecer mais o que está acontecendo lá fora, uma rede de troca de experiências culturais. Além de constar toda a produção cultural institucional e oficial do Ministério da Cultura e da Rio 2016, terá também produções culturais dos bares, dos grupos culturais, cineclubes e festas", informa Pola Ribeiro.
 
A melhor forma de aproveitar essa efervescência cultural, destaca Pola Ribeiro, é disponibilizar uma ferramenta colaborativa para que essas manifestações possam ser listadas, geolocalizadas e avaliadas pela própria comunidade usuária do aplicativo.
 
Por meio do Culturi, artistas, produtores, organizadores de eventos culturais e empresas poderão divulgar gratuitamente qualquer tipo de atividade e manifestação ligadas à cultura. Além de ter acesso a todas as informações, o usuário também poderá colaborar com o aplicativo, curtindo, avaliando, comentando, compartilhando e convidando outros usuários para os eventos cadastrados. O Culturi irá, ainda, utilizar bases de dados do MinC, como o Mapas Culturais, que faz parte do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Sniic).
 
O Culturi também irá mapear o itinerário completo da passagem da Tocha Olímpica pelas cidades brasileiras. Os internautas poderão mostrar o seu olhar e colaborar com a cobertura, enviando fotos e vídeos, registrando a experiência cultural na sua rua, no seu bairro, na sua cidade. O aplicativo usa dinâmica de jogos para motivar e estimular os usuários a colaborarem e avaliarem todo o seu conteúdo. Um ranking de pessoas e cidades que mais interagirem, divulgarem e contribuírem com a cultura no País estará disponível no aplicativo. 
 
O aplicativo foi idealizado pelo MinC e foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, por meio do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid). O Culturi já está disponível para download no Google Play e, em breve, na Apple Store. 
 
Meu Olhar
 
O projeto Meu Olhar tem por objeto a construção de uma rede colaborativa de vídeos que expressem a "experiência Brasil" durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, com registros simbólicos da cidade e dos encontros para além das arenas esportivas. O Meu Olhar promove o envolvimento e desperta o sentimento de pertencimento de mais de 200 milhões de brasileiros, capturando a emoção e atitude da torcida brasileira.
 
"É uma oportunidade para que os brasileiros de todos os cantos também acompanhem a Tocha Olímpica, as Olimpíadas e as Paralimpíadas. E que possam dizer ‘a olimpíada passou pela minha cidade', ‘a olimpíada interferiu de alguma forma na minha vida' ou ‘minha vida é uma olimpíada - para ir ao trabalho, para pegar o ônibus, para conseguir sobreviver'. Enfim, é uma oportunidade de o brasileiro se expressar", afirma Pola Ribeiro.
 
A narrativa multiplataforma do projeto começa na internet, com a captação, postagem e votação de conteúdos, e tem seu resultado final divulgado no ambiente das TVs Públicas. Os vídeos, com classificação livre, devem ter de 50 a 70 segundos.
 
Circuito Audiovisual
 
O Circuito Audiovisual tem como objetivo promover, valorizar e ampliar o acesso ao audiovisual brasileiro, com a exibição de conteúdos em locais estratégicos da cidade do Rio de Janeiro para brasileiros e estrangeiros durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a ser conformado em diferentes espaços:
 
- Dome Casa Brasil: projeção e mapeamento de conteúdos audiovisuais na estrutura do Dome, que contará com recursos interativos;
- Espaço Cinemateca Brasileira: programação audiovisual brasileira com faixas temáticas e por épocas;
- Cine Odeon: programação diversificada de conteúdos audiovisuais, com a participação de diretores convidados em rodas de conversa;
- Museu de Arte Moderna: ações de projeção audiovisual no MAM do Rio de Janeiro;
- Ação de Games: exposição de projetos desenvolvidos por empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos eletrônicos durante o período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos dentro da Casa Brasil.
 
Acessibilidade Audiovisual
 
O Ministério da Cultura vai promover ações de acessibilidade audiovisual durante o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Entre elas estão:
 
- Cine Acesso: oferece acessibilidade no cinema para surdos e cegos.
- Acessibilidade de filmes e sinalização dos espaços MinC.
- LibrasKê: jogo de karaokê em Libras, que permitirá experimentar a prática de cantar em Libras.
 
Serviço:
 
Lançamento das ações audiovisuais para as Olimpíadas 2016
Data: 9 de maio de 2016
Horário: 16 horas
Local: Auditório Ipê Amarelo, Ministério da Cultura, Esplanada dos Ministérios, Bloco B
 
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