Rubi disponibiliza acervo digital inédito da Casa de Rui Barbosa

21.07.2016 - 17:25   

 

Um banco de dados da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) - entidade vinculada ao MinC -  que reúne tanto o acervo institucional, quanto o memorial. Trata-se do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (Rubi), que será lançado nesta sexta-feira (22), às 11h30, no auditório da instituição, no Rio de Janeiro. O lançamento irá ocorrer durante o Seminário Tecnologia e Cultura, com atividades no local marcadas a partir das 9h.

No caso do acervo institucional, os documentos abrangem produção de pesquisa da Casa nas áreas de história, direito, filologia e biblioteconomia, por exemplo. Já o acervo memorial envolve os setores de objetos históricos como a biblioteca do Rui Barbosa, o museu, o arquivo de memória e literatura brasileira, e o setor de obras raras. A busca no sistema do Rubi poderá ser feita por autor, título, setor ou data. O repositório conterá também uma memória de todos os eventos da Casa, que está em meio digital.

O projeto Rubi é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido por Ana Lígia Medeiros, diretora do Centro de Memória e Informática da Casa de Rui Barbosa, na área de Cultura e Digitalização. "O que fizemos foi alinhar a Fundação Casa de Rui Barbosa dentro de um padrão internacional de pesquisa. É um site que estará abrigado dentro do Portal da Fundação e será lançado já no formato responsivo, podendo ser acessado por tablet e celulares", afirmou a diretora.
 
Apenas uma pequena parte do acervo da Fundação já havia sido digitalizada e disponibilizada no portal. Assim, os pesquisadores utilizaram critérios como a diversidade e atualidade do trabalho para inserção no banco digital. "Ainda era um volume muito pequeno [no portal] diante do total de material físico que temos. Há uma produção muito alta de pesquisa e textos. É fundamental que a Casa possa divulgar os estudos feitos internamente até para balizar outros pesquisadores, o chamado reuso", destacou Ana Lígia. No caso específico das obras raras, somente uma pequena parte estará no Rubi, já que o acervo contém mais de cem mil livros e documentos.
 
A expectativa da Fundação é que a plataforma possa democratizar o acesso aos dados produzidos pela instituição, que estará disponível inclusive para cópia. "As pessoas têm direito aos bens culturais, às informações promovidas pela Casa de Rui Barbosa", completou a diretora, que ainda reforçou a oportunidade de divulgar os trabalhos de pesquisa e produção de conteúdo da FCRB. O Rubi envolveu bolsistas de informática e biblioteconomia da instituição, além de técnicos do setor administrativo.

Seminário

Participarão dos debates representantes da FCRB, professores e especialistas na área de digitalização de acervos de bibliotecas. "As discussões vão ser muito ricas. Os palestrantes são pessoas que refletem sobre o tema. É importante lembrar que não faremos um seminário técnico e, sim, reflexivo. A composição da mesa de debates foi pensada para reunir pessoas que pensam o impacto da tecnologia na sociedade moderna", concluiu Ana Lígia. O seminário Tecnologia e Cultura será transmitido via streaming e depois será publicado na página do YouTube do MinC.
 

Programação Seminário Tecnologia e Cultura

9h - Credenciamento
 
9h45 às 10h – Abertura
Lia Calabre (Presidente da FCRB)
 
10h – Mesa-redonda
Mediadora: Ivana Stolze Lima (FCRB)
 
Papel dos Repositórios Digitais na Manutenção do Conhecimento
Antoanne Pontes (CESAR)
 
Os desafios na interconexão de ativos culturais digitais no contexto da Web Semântica
Cláudio José Silva Ribeiro (UniRio)
 
RUBI - Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais
Ana Lígia Silva Medeiros (FCRB)
 
11h30 - Lançamento do RUBI / Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais
 
14h às 18h – Palestra de encerramento: 
Desafios e oportunidades para Instituições de Memória Cultural na Era Digital
Aquiles Alencar Brayner (The British Library)
 
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ 
Telefone: 55.21.3289-4600
E-mail: fcrb@rb.gov.br
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura