MinC lança Ouvidoria Itinerante para dialogar com o cidadão

 
 
15.05.2017 - 19:02  
 
 
 
Ouvir a população para otimizar a gestão. Com essa máxima, a Ouvidoria do Ministério da Cultura (MinC) lança o Projeto Ouvidoria Itinerante nesta terça-feira (16). A partir da ação, a sociedade civil será convidada a oferecer um feedback sobre as prestações de serviços públicos relacionados a políticas culturais. O primeiro encontro, gratuito, ocorre  em Recife (PE), na Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, que fica na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Pernambuco, das 14h às 18h.
 
"Pretendemos expandir o raio de ação da Ouvidoria. Chegar à sociedade e utilizar as informações colhidas para auxiliar a gestão. A nossa grande meta é chegar na ponta", afirma o ouvidor do MinC, Carlos Alberto Jr. Segundo ele, poderão ser recebidas sugestões relacionadas à gestão culturais, melhoria de equipamentos culturais, combate à corrupção, entre outros temas.
 
O projeto será levado às outras seis regionais do MinC – Norte; Sul; Bahia e Sergipe; Minas Gerais; Rio de Janeiro e Espírito Santo; e São Paulo. Além de abrir o diálogo com os cidadãos, a Ouvidoria vai disseminar o seu canal junto a servidores e colaboradores do ministério. A cada ação, haverá um treinamento in loco de operação do sistema da Ouvidoria, que passará a ser integrado em todo o Sistema MinC, incluindo as regionais e as instituições vinculadas. "Assim, teremos um conhecimento global das questões apresentadas, com protocolo e acompanhamento unificado", esclarece Carlos Alberto. 
 
Para a Chefe da Representação Regional Nordeste, Maria do Céu, a importância desse projeto vai além da troca de informações. Ela reafirma o compromisso de manter o diálogo tanto com a sociedade civil quanto com a classe artística, por meio da Ouvidoria do MinC: "A Regional Nordeste está de portas abertas para ouvir os segmentos culturais. A intenção é que o setor seja parceiro para aprimorar as ações da pasta nas diversas áreas, como o audiovisual, artes plásticas, literatura, música, dança e teatro; queremos ouvir o que a população tem a nos dizer".

Serviço:

Reunião da Ouvidoria do Ministério da Cultura – Projeto Ouvidoria Itinerante 

Dia: 16 de maio de 2017, de 14h às 18h 
Local: Sede do IPHAN Pernambuco 
Endereço: Avenida Oliveira Lima, 824 – Boa Vista, Recife/PE 
Entrada: Gratuita
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura