Em visita a Recife, ministro visita Memorial Dom Hélder

 

 

16.05.2017 - 19:31  

Ministro Roberto Freire visita Memorial Dom Hélder Câmara (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
 
Residência que abrigou o arcebispo por 31 anos está localizada na cidade do Recife (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
 
Dom Hélder Câmara, ex-arcebispo de Olinda e Recife, é o brasileiro mais vezes indicado ao prêmio Nobel da paz e hoje passa por processo de canonização pela Igreja Católica.(Foto: Edson LealAscom/MinC)
 

O Ministro Roberto Freire visitou na manhã desta segunda-feira (15), no bairro da Boa Vista, Recife (PE), o Conjunto das Fronteiras - Memorial Dom Hélder Câmara. O espaço comporta a Igreja das Fronteiras e o Instituto Dom Hélder Câmara - Casa de Frei Francisco. 

Durante a visita guiada que passa pela residência que abrigou o arcebispo por 31 anos e que permanece de forma intacta, com a preservação dos mobiliários originais e alguns dos pertences pessoais do religioso, o ministro relembrou de alguns momentos em que visitara Dom Hélder para tratar de questões da resistência política no período da ditadura militar.

Canonização

A visita ainda passou por espaços como a sala cronológica que conta a trajetória do cearense que foi arcebispo de Olinda e Recife e a sala de honrarias, onde encontram-se diversas premiações e condecorações recebidas pelo brasileiro mais vezes indicado ao prêmio Nobel da paz e que hoje passa por processo de canonização pela Igreja Católica.

O acervo bibliográfico que está em processo de digitalização é preservado pelo Cedoc, onde encontram-se cartas, anotações em livros e artigos produzidos por Dom Hélder Câmara. As notas que seguiam padrões únicos eram marcas de uma das características principais do arcebispo: a organização.

A restauração do espaço feita pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com entidades privadas como o Banco Santander entraram na pauta da conversa do ministro com os diretores do instituto. Para a manutenção do espaço, o ministro Roberto Freire sugeriu que o instituto fizesse a inscrição de um projeto anual pela Lei Rouanet e colocou o MinC à disposição para eventuais parcerias.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura