Freire participa de abertura da XX Marcha em Defesa dos Municípios

 
 
16.05.2017 - 21:00  
Freire (ao centro) prestigiou evento de abertura da XX Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, que contou com diversas autoridades (Foto: Acácio Pinheiro/ Ascom Minc)
 
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, participou, junto ao presidente da República, Michel Temer, ministros e outras autoridades, nesta terça-feira (16), da abertura da XX Marcha em Defesa dos Municípios Brasileiros promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília.  O evento, que segue até a próxima quinta-feira (18), reúne representantes dos municípios brasileiros e traz para o debate, entre outros temas, as reformas previdenciária, trabalhista e tributária. 
 
Durante a abertura, o presidente Michel Temer lembrou que, durante seu discurso de posse tinha salientado a necessidade de promover reformas para o Estado brasileiro e, depois, ter uma verdadeira federação. "Para ter uma União forte é preciso ter municípios fortes. É descentralizando que você faz o País crescer", disse. "Temos uma vocação centralizadora, achamos que tudo deve ser feito pela União. Temos uma federação formal, mas não temos uma real", completou.
 
O presidente assinou ainda uma medida provisória que autoriza o parcelamento em 200 vezes dos débitos do municípios e Estados com o INSS e comemorou resultados econômicos do seu governo, como a prévia do Produto Interno Bruto deste ano, que cresceu 1,1% no primeiro trimestre, além da queda da inflação e diminuição das taxas de juros. "Estamos recuperando a economia e para isso precisamos de sistema federativo forte e de municípios fortes", afirmou.
 
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e sobre o papel do governo federal na melhoria de condições para os entes. Além disso, anunciou apoio à reforma da previdência.  "Vamos apoiar a previdência. Estamos em uma disputa de gestão, não partidária ou de governo", alegou.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura