Projeto Songbook disponibiliza 1200 partituras on-line

 
 
10.5.2018 - 17:00  

Acesso rápido

 
 
Partituras de obras de compositores consagrados da música brasileira, como Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Edu Lobo, Chico Buarque, Ernesto Nazareth, Eduardo Souto, Milton Nascimento e Zequinha de Abreu, entre outros, estão disponíveis gratuitamente para download. O material faz parte do projeto Songbook Online Internacional, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Cerca de 1,2 mil partituras, em português, inglês, espanhol e francês, já podem ser acessadas pelo público.
 
"Quando fiz mestrado de música em Roterdã, na Holanda, vi a dificuldade dos estudantes estrangeiros que queriam estudar músicas brasileiras em encontrar partituras", conta o diretor do Centro de Música da Funarte, Marcos Souza. "Este projeto visa exatamente suprir essa lacuna, principalmente lá fora, onde a produção musical brasileira é muito bem conceituada", ressalta.
 
Estão disponíveis mais de 7 mil páginas de partituras, divididos em  13 volumes, sendo sete de música de concerto, três de música popular e três de bandas de música. "E, neste ano, vamos incluir mais dois volumes em cada uma das áreas", informa Souza.
 
A seleção das partituras foi feita com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas: os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, que foram responsáveis pelo trabalho técnico na organização das partituras selecionadas. Entre os critérios estiveram o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.
 
Mais de 60 partituras de Tom Jobim (1927-1994) foram cedidas pelo Instituto que leva o nome do compositor. Já o Instituto Moreira Salles ofereceu 13 partituras da compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935). A editora Gilly Music, que trabalha com transcrição e edição de songbooks de música popular e publicação de métodos diversos, forneceu partituras para piano, canto e violão que integram a coleção dos músicos Edu Lobo e Chico Buarque, abrangendo praticamente toda a parceria da dupla. 
 
Segundo Souza, o link com os volumes de partituras estão sendo enviadas pelo Ministério das Relações Exteriores a embaixadas brasileiras no exterior, que as encaminham a escolas, estúdios e conservatórios estrangeiros. "Em São Tomé e Príncipe, por exemplo, uma banda militar precisou de uma música e usou o nosso songbook", conta.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura