Dia do Cantor Lírico é celebrado neste domingo no Brasil

 
 
22.7.2018 - 13:00  
 
 
Hoje (22) é comemorado nacionalmente o Dia do Cantor Lírico. O gênero é caracterizado pela não utilização do microfone nas apresentações, adequado para grandes espaços físicos em que a voz se projeta sem recursos de amplificação sonora. As variações melódicas e o desejo de sensibilizar o espectador mais pela sonoridade da voz do que pela letra cantada também marcam o canto lírico, muitas vezes associado à ópera, formato que une teatro e música. 
 
O professor de canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lício Bruno, defende que o cantor lírico sempre está em formação. "Por ser um gênero musical europeu, além do português, é preciso dominar os idiomas italiano, francês, alemão, inglês e o latim", lista o professor. Ele explica que as quatro principais classificações vocais utilizadas são o soprano (voz aguda feminina), contralto (voz grave feminina), tenor (voz aguda masculina) e o baixo (voz grave masculina). Essa composição forma o quarteto coral.
 
Antes de subir ao palco, o cantor lírico precisa de um preparo que vai além da execução musical. A saúde vocal exige cuidados que vão desde práticas ligadas ao corpo, como dormir bem, evitar comidas pesadas e uso de substâncias químicas, até atividades que estejam ligadas a uma melhor aptidão mental, casos da meditação e da leitura.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura