Largo da Alfândega, em Santa Catarina, será revitalizado

 
 
9.8.2018 - 11:10  
A obra do Largo da Alfândega vai receber investimentos de cerca de R$ 7,8 milhões do MinC/IPhan (Foto: Iphan)
 
 
Importante espaço para a história e a cultura de Florianópolis (SC), o Largo da Alfândega será revitalizado a partir deste mês de agosto. A ordem de serviço para início da obra será assinada nesta quinta-feira (9) pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
 
A obra conta com a previsão de investimentos de cerca de R$ 7,8 milhões para a requalificação do espaço do entorno do Mercado Público Municipal e da antiga Alfândega, incluindo novo projeto paisagístico e de qualificação urbana, além da parte estrutural, com novos projetos arquitetônicos, hidrossanitário, elétrico e de drenagem, entre outros. A intervenção será executada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, com recursos do Governo Federal, por meio do Iphan, instituição vinculada ao MinC, e tem previsão de conclusão em até oito meses.
 
O atual Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à antiga Alfândega da cidade, ainda em 1898, em substituição ao antigo mercado. No ano seguinte, foi construída a Ala Norte, localizada na Rua Conselheiro Mafra, e, em 1928, a Ala Sul foi construída sob um aterro, juntamente com as torres, as pontes e o vão central. Além de ser uma importante área no processo histórico da formação urbana da cidade, o Largo da Antiga Alfândega é, atualmente, um dos espaços mais democráticos de Florianópolis, recebendo diversas feiras, festas regionais e outras manifestações culturais. 
 
Obras em Florianópolis
 
Também em Florianópolis, estão sendo executadas obras na Casa de Câmara e na Cadeia de Florianópolis, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Iphan/MinC. A restauração tem previsão de finalização ainda neste ano e o local, após o fim dos trabalhos, abrigará o Museu da Cidade de Florianópolis. Outra obra que está sendo realizada na capital catarinense é a do Museu Vitor Meirelles, também em fase de conclusão.
 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Ministério da Cultura