Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas tem novo site

 


8.10.2018 - 18:30  

 

O site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão subordinado ao Ministério da Cultura (MinC), passa a ter, a partir desta segunda-feira (8), um novo layout. Mais dinâmico e moderno, o novo visual se adequa ao padrão de portal do Governo Federal e passa a incluir novas funcionalidades.

"Foi criado um espaço com as informações mais procuradas no site, com o nome ‘O que você procura', de modo a facilitar a visualização e o acesso ao público. Também incluímos os links para os sites dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, de modo a contribuir com promoção e divulgação das ações realizadas por eles", explica a coordenadora-geral do SNBP, Jaqueline Gomes.

De acordo com a coordenadora, o novo formato também dará mais destaque às políticas implementadas pelo Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, o qual o sistema está subordinado. O site foi elaborado pela equipe técnica da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação do próprio MinC, sem necessidade de contratação externa.

O site do SNBP dá destaque ainda para editais do setor como os do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). Desde 2012, o SNBP aderiu, oficialmente, ao programa, que tem por objetivo promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação de todos os cidadãos sem discriminação, por meio da formação de uma rede ibero-americana de cooperação.

De lá para cá, o Brasil vem participando e integrando as bibliotecas públicas brasileiras em todas as iniciativas do Iberbibliotecas, tais como editais públicos e cursos de formação de bibliotecários. Atualmente, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Jaqueline Gomes é a vice-presidente do programa.

Edital

Um dos destaques noticiados pelo novo site é a abertura do edital do Programa Iberbibliotecas com oferta de cursos para capacitar e qualificar bibliotecários e demais profissionais que atuem em bibliotecas públicas e comunitárias. São 485 vagas em seis cursos: "Bibliotecas públicas: ações para apoiar o cumprimento dos ODS. A agenda 2030 da ONU"; "Biblioteca e arquitetura. Análise, diagnóstico, novos usos e plano de ação"; "Formação de usuários e alfabetização informacional"; "Gestão de materiais especiais e tratamento de livros antigos nas bibliotecas"; "Gestão de projetos com PMBOK"; e "Gestão e preservação do patrimônio digital".

As inscrições podem ser feitas até 19 de outubro pelo site http://www.iberbibliotecas.org/concurso-de-cursos/. Podem participar trabalhadores de bibliotecas públicas e comunitárias. Não há necessidade de possuir formação acadêmica na área. O início dos cursos está previsto para o dia 12 de novembro de 2018.

SNBP

Criado em 1992, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas desenvolve ações conjuntas com outros órgãos, programas e projetos na área de leitura, literatura e bibliotecas, tais como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), Agentes de Leitura, entre outros e estimula a criação de Planos Estaduais e Municipais do Livro, Leitura e Bibliotecas, de acordo com os parâmetros traçados pelo Plano Nacional de Livro e Leitura.

O Sistema também trabalha de maneira articulada com os Sistemas Estaduais, Municipais e do Distrito Federal de Bibliotecas Públicas, com o objetivo de fortalecer suas ações e estimular o trabalho em rede e colaborativo, dentro de um modelo de gestão integrada com as Coordenações dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura