Política cultural e literatura são foco de eventos na FCRB

 

5.12.2018 - 16:40  
Foto: Ivo Gonzalez
 
 
Um conjunto de atividades gratuitas e abertas para a comunidade, com foco em questões como produção literária e direitos e políticas culturais, vão ocupar os espaços da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), na primeira quinzena deste mês. Com áreas reservadas ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional, a fundação habitualmente desenvolve atividades de formação, além da conservação e difusão de acervos bibliográficos, documentais e arquitetônicos. 
 
Nesta quarta-feira (5), será realizado, a partir das 16h, o II Seminário Internacional da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. Sob a organização dos servidores Lia Calabre, Alexandre Domingues e Adélia Zimbrão, o enfoque desta edição é a discussão de novas abordagens metodológicas aplicadas ao estudo das políticas culturais. Foram convidados especialistas que vão abordar, por exemplo, as possibilidades de pesquisa relacionadas ao processo de extração e análise de dados. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento.
 
Já a Conferência "Direitos Culturais como Direitos Humanos" está marcada para a próxima segunda-feira (10), às 10h, na sala de cursos. Ministrada pelo cientista político Julio Aurelio, membro da Cátedra UNESCO em Política Cultural e Gestão da FCRB, a conferência levantará reflexões sobre os direitos culturais na cidadania moderna. O evento faz alusão à comemoração dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. 
 
No mesmo dia 10, no período da tarde, a fundação promove a palestra "Editar Clarice", com o historiador, fotógrafo, curador e professor Pedro Vasquez. Ele apresentará o processo de preparação da coletânea "Todas as crônicas", lançado na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto deste ano. Ainda serão abordadas a obra "Todos os contos" (organizado por Benjamin Moser) e as demais edições especiais da obra de Clarice publicadas pela Editora Rocco nos últimos 15 anos, todas sob sua responsabilidade. A palestra ocorre às 15h, no porão do museu da FCRB.
 
Lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles, o evento "Hora de Clarice" ocorre todos os anos nessa mesma data para homenagear a escritora Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920.

Curso de Verão: Imigração e Refúgio

De 10 a 14 de dezembro, das 9 às 18h, a Casa de Rui Barbosa oferece o "IV Curso de Verão – O refúgio em uma perspectiva global". Organizado pelo Centro de Estudos de Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR) da fundação, o curso tem carga horária de 40 horas e é composto por apresentações, debates e estudos de caso sobre a temática do refúgio. O público-alvo é formado por pesquisadores e pós-graduandos ou pessoas que trabalhem direta ou indiretamente com o assunto no setor público ou privado. É recomendado que os participantes possuam conhecimento intermediário da língua inglesa. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cedpir.casarui@gmail.com. O CEDPIR foi criado em 2013 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área de direito e política migratória internacional.

Serviço

II Seminário Internacional da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão
Data: 5/12
Horário: 16h
Local: sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa 
Endereço: Rua São Clemente 134, Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita 
 
Conferência "Direitos Culturais como Direitos Humanos" 
Data: 10/12
Horário: 10h
Local: sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa 
Endereço: Rua São Clemente 134, Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita 
 
Palestra "Editar Clarice"
Data: 10/12
Horário: 15h
Local: porão do museu 
Endereço: Rua São Clemente 134, Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita 
 
IV Curso de Verão – O refúgio em uma perspectiva global
Data: 10 a 14/12
Horário: das 9 às 18h
Endereço: Rua São Clemente 134, Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
 
Assessoria de Comunicação
Com informações da Fundação Casa de Rui Barbosa
Ministério da Cultura