Iniciadas as obras de reforma e modernização da Biblioteca Demonstrativa, em Brasília

 
 
17.8.2018 - 8:55  
O Ministério da Cultura está investindo R$ 1,764 milhão nas obras de reforma e modernização da Biblioteca Demonstrativa Maria Conceição Moreira Salles. O prazo de conclusão é de 180 dias (Fotos: Ronaldo Caldas/Ascom MinC)
 
 
Foram iniciadas as obras de reforma e modernização da Biblioteca Demonstrativa Maria Conceição Moreira Salles (BDB), feitas com investimentos de R$ 1,764 milhão do Ministério da Cultura (MinC). 
 
A Engeste Engenharia, empreiteira responsável pela reforma, já começou a montagem do canteiro de obras. O prédio será isolado com tapumes para garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local. A previsão é de que a obra seja concluída em 180 dias. 
 
O projeto arquitetônico da nova Biblioteca Demonstrativa prevê a ampliação de sua área construída de 1.300 m² para 1.550 m², o que vai permitir a inclusão de mais banheiros e uma nova distribuição dos espaços, com a instalação de palco para eventos, brinquedoteca, área externa para leitura, espaço de contação de histórias, biblioteca acessível para cegos e lanchonete. Também serão construídas passagens ligando o edifício principal à área anexa, que será ampliada para receber mais acervo. Outra novidade do projeto é o uso de telhas termoacústicas, que reduzem o barulho externo e o uso de ar condicionado. 
 
"Entregaremos uma biblioteca muito melhor à comunidade, mais ampla, melhor estruturada e com acervo mais diversificado", ressaltou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Segundo ele, com as melhorias feitas, a BDB cumprirá o papel de ser referência no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).   
 
A Biblioteca
 
Inaugurada em 20 de novembro de 1970, a Biblioteca Demonstrativa Maria Conceição Moreira Salles é uma das mais importantes salas de leitura da capital e um espaço cultural de referência. Fechada desde 2014, passou por obras de escoramento da marquise, troca de caixa d'água e nova instalação elétrica, concluídas em 2016.
 
As obras de reforma e modernização estavam previstas para 2017, mas a licitação foi suspensa por impugnação de licitante. Uma nova licitação foi aberta em fevereiro, da qual participaram 19 empresas. A Engeste Empresa de Engenharia do Centro-Oeste foi a vencedora e já recebeu do MinC a ordem de serviço para o início das obras.  
 
Acervo 
 
O acervo da Biblioteca Demonstrativa foi transferido em 2017 do prédio da BDB para as instalações de empresa contratada, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento, em Brasília. Todos os cuidados estão sendo tomados para que o acervo seja mantido em perfeito estado de conservação até que a reforma seja concluída. Além disso, o MinC está realizando análise do atual acervo para investir na aquisição de novos itens.
 
Enquanto a obra da BDB não é concluída, o Escritório de Direitos Autorais do Distrito Federal, que funcionava no prédio da Biblioteca, está em pleno funcionamento no Edifício Parque Cidade Corporate – SCS Quadra 09 Lote C Torre B, 10º Andar. O horário de atendimento é de segunda a quarta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 15h, e quinta-feira das 8h às 11h.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura