Notícias em destaque

Novo Salic

10 de junho de 2003

Marilene Kulcheski, gestora da Fundação Solidariedade, em Curitiba (PR), "ficou de olho no site do Ministério da Cultura (MinC) e ligou direto para a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic)". Desde o primeiro dia, em maio, queria participar da oficina de produtores para treinamento do novo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), ferramenta lançada este ano pelo MinC, para inserir, acompanhar e prestar contas de projetos culturais.

A nova versão do Salic traz inúmeras facilidades e benefícios aos seus usuários, em comparação à versão anterior. Todas as fases de tramitação, desde a admissibilidade até a prestação de contas, passam a ser automatizadas.

Antes, somente a inscrição era virtual. Dai por diante era na base de papel e postagem. Sistema mais caro, lento e impreciso. Tanto que muitos proponentes recorriam a agências para realizar o serviço. Caso de Marilene, que tentou ir a Porto Alegre (RS), na primeira oficina. Não deu: inscrições lotadas.

Marilene ficou nas filas de espera das reuniões seguintes, organizadas pelas representações regionais da Bahia/Sergipe e de Minas Gerais. Em Recife (PE), ela não tentou. Mas, fazia fé que, em agosto, iria à cidade do Rio de Janeiro (RJ). Acabou surpreendida por uma ligação da Sefic, que confirmou sua participação nesta segunda-feira (10), na oficina organizada pela Representação Regional em São Paulo (SP), na sala Guiomar Novaes (Funarte) - Campos Elíseos. Além dela, 91 proponentes participaram do curso, ao longo da manhã e tarde.

"Anteciparam meu curso! Valeu a pena insistir porque vi como funciona. Agora sei que é rápido e fácil! Isso vai ajudar muito a minha instituição. Até agora estávamos na dependência de uma agência. A minha expectativa era saber se poderíamos fazer diretamente. Já fazemos por meio de outros instrumentos pedidos de apoio. Faltava entender como funciona o novo Salic. Já peguei!", contou Marilene.

Transparência – A ferramenta, além de mais moderna, torna bem mais seguro todas as etapas do processo, conta o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, que foi a São Paulo abrir a programação desta segunda.

"Antes era necessário guardar todos os papéis e documentos fiscais. Evidentemente, tendo custos de papel, postagem e mais demora no atendimento. O Ministério investiu num sistema que deixa isso tudo para trás. É um escritório virtual", explica Henilton.

Segundo o secretário, este ano, os proponentes ainda terão a possibilidade de continuar inscrevendo projetos pelo antigo Salic. Mas a idéia é que comecem, cada vez mais, a usar o novo. E os proponentes respondem bem a essa convocação.

"Faz cinco anos que faço prestação de contas, pelo sistema antigo. Conclusão: os finais de ano são sempre críticos. Sou muito organizada, mas o relatório no papel é muito trabalhoso", disse a analista de captação Márcia Hiromi Oliveira, da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim (SP). Para ela, "está aprovado" o novo sistema. Por enquanto, Hiromi só fez consultas. Mas já entendeu a dinâmica e avaliou que o sistema ajuda o proponente a não deixar de lado dados importantes para avaliação da proposta.

Thiago Rosa e Gustavo Las Salvia, dois produtores da cidade de Bragança Paulista (Interior - SP), assim como Marilene e Márcia, também se informaram sobre o curso e fizeram inscrições após consultar o site do MinC.

Para Thiago, quem é jovem, como ele, e está na carreira de produtor quer facilidades como essa. "A gente faz tudo pela internet, paga contas, acessa dados e agora, com certeza, vai se adaptar muito rapidamente a essa ferramenta. Estou ansioso pra testar!"

Gustavo compartilha das boas impressões sobre o novo sistema e opina que é importante o MinC trabalhar a informação para fóruns como o de contadores. "Administradores, contadores, empresários precisam ver que é fácil apoiar projetos. Não dá dor de cabeça e é muito confiável. A prestação de contas já fica feita."

De acordo com Henilton, a Sefic também atua parara ampliar as discussões junto a esses fóruns.

Pareceristas – A oficina da Sefic, em São Paulo, continua na próxima quarta-feira (12) para pareceristas e no dia 13 para funcionários da Representação Regional em São Paulo.

Carga horária dos dias 12 e 13 e junho: 7 horas de curso  

Horário

Tópico

Método

Duração

09:00

Apresentação: vantagens e facilidades da nova versão do sistema Salic.

Apresentação em Slides

1 hora

10:00

1.    Demonstração de acesso ao sistema;

2.    Apresentação do novo perfil do usuário;

3.    Visão geral das novas funcionalidades.

Demonstração no SALIC/ Comparação com o SALIC WEB

2 horas

14:00

Treinamento realizando as principais atividades dos usuários.

Demonstração no SALIC

3 horas

17:00

1.    Lista de presença;

2.    Questionário de avaliação do treinamento;

3.    Tirar dúvidas.

Debate

1 hora

   

 

SAIBA MAIS

Vantagens  Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, prorrogação, fiscalização e acompanhamento do projeto serão feitos dentro do sistema em tempo real. Com isso, o tempo de resposta para as demandas será encurtado e caso apareça alguma inconsistência, é possível uma intervenção imediata do MinC, numa atuação preventiva.

Ecologicamente correto –  O novo sistema traz ainda uma economia de papel já que não será necessário xerocar todos documentos e enviar pelo Correio para o MinC. Agora, é só escanear e postar no sistema.

Acompanhe e aprenda – Se você não conseguiu comparecer aos treinamentos e não tiver agenda para participar das próximas oficinas, o MinC por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura preparou vários manuais com o passo a passo (tela por tela) de cada nova funcionalidade. Em caso de dúvidas, envie e-mail para salic@cultura.gov.br ou telefone para 61 2024-2117.

Confira apresentação na íntegra da palestra proferida em São Paulo pelo secretário Henilton Menezes

http://www.cultura.gov.br/documents/10895/0/Henilton+-+Novo+SALIC+BH.pdf/727aec0c-2380-4535-9446-93857af4feff

Acesse a apresentação de treinamento para proponentes

http://www.cultura.gov.br/documents/10895/0/Treinamento_Proponente_PE.pdf/af950411-45ef-49cb-aa80-0cc929a7ff4e

Acesse o cronograma das oficinas

Fotos: Cristina Gallo

Texto e foto das personagens: Montserrat Bevilaqua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Sem comentários ainda. Seja o primeiro.