« Voltar

Perillo pede apoio para revitalizar Praça Cívica, em Goiânia

 

16.2.2017 - 15:47  
Marconi Perillo pediu a Freire apoio do MinC para revitalização da Praça Cívica, em Goiânia (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, recebeu nesta quinta-feira (16) em seu gabinete, em Brasília, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e a secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. A reunião contou também com a presença da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. Eles apresentaram ao ministro o projeto de revitalização da Praça Cívica, em Goiânia, e pediram apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC). 
 
O projeto visa transformar a Praça em um circuito cultural, convertendo prédios históricos em museus. Raquel Teixeira citou como exemplo o Museu Casa Goiás, que vai contar a história do estado de Goiás e a ligação da capital goiana com Brasília. Segundo Kátia Bogéa, o Iphan está empenhado em realizar as obras físicas dos museus. O ministro sugeriu também que o governador tente captar recursos com empresas via Lei Rouanet. "É preciso estimular maior participação do Centro-Oeste na Lei Rouanet. Atualmente, há poucos projetos vindos desta região", destacou. 
 
Durante a reunião, o governador de Goiás convidou o ministro para uma visita à Cidade de Goiás – também conhecida como Goiás Velho – e a Pirenópolis. Na Cidade de Goiás, Perillo solicitou presença de Freire na Procissão do Fogaréu, em 5 de abril, e na reinauguração do Cine Teatro São Joaquim, restaurado recentemente com recursos do PAC Cidades Históricas. Outra agenda cultural importante na antiga capital do estado é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que neste ano ocorre de 18 a 24 de maio. Em Pirenópolis, Perillo citou as Cavalhadas, de 4 a 6 de junho.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura