Notícias

« Voltar

Ancine apoia participação do Brasil em eventos internacionais

 

9.6.2017 - 14:07  
 
 
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) apoiará, durante o mês de junho, a participação de 11 obras audiovisuais brasileiras em seis festivais internacionais. A ajuda vem do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento: a) confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; b) envio de cópia e apoio financeiro; e c) envio de cópia.
 
As participações de produções brasileiras apoiadas pela Ancine em junho têm início em Hamburgo, na Alemanha. O Festival Internacional de Curtas-metragens de Hamburgo vai até o dia 12 de junho e traz na Deframed Competition o experimental "Agartha", de Frederico Klumb. Já a seção paralela destinada ao público infantil, 19º Festival de Curtas Infantis Mo&Friese, ocorre de 4 a 11 de junho e exibe "Em busca da terra sem males", de Anna Azevedo, e "Quem chegar por último", de Rogério Borges. 
 
De 9 a 17 de junho, será realizada a 45ª edição do Festival Internacional de Cinema de Huesca, na Espanha. Com o apoio da agência, "Fortunato", de Fernando Honesko, e "Pássaros na boca", de Gustavo Ribeiro, estarão presentes na competição ibero-americana de curtas-metragens.
 
Considerado o maior evento dedicado a animação no mundo, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy ocorre este ano entre 12 e 17 de junho, na França, e conta com "Venus", de Sávio Leite, na competição internacional de curtas-metragens. Ainda na França, mas no Paris Coproduction Village, "Memory house", de João Paulo Miranda Maria, também recebe apoio para participar do evento, que funciona como uma plataforma de desenvolvimento e financiamento de projetos e faz parte da semana da indústria do Festival de Cinema de Champs-Élysées.
 
De 21 de junho a 2 de julho, será realizado o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, na capital escocesa. Os curtas "Mehr Licht!", de Mariana Kaufman, e "Valentina", de Estevão Meneguzzo e André Félix, participam da 72ª edição do evento na mostra competitiva de curta-metragem.
 
Finalizando a lista, para o Festival Internacional de Cinema de Munique, que ocorre de 22 de junho a 1º de julho, a Ancine apoia os longas "Era o hotel Cambridge", de Eliane Caffé, e "A destruição de Bernardet", de Pedro Marques e Claudia Priscilla. A mostra Cinevision, que promove novos diretores, conta ainda com o premiado "Gabriel e a montanha", de Fellipe Barbosa.