Notícias

« Voltar

Antônio Cícero é eleito para a Academia Brasileira de Letras

 
 
10.8.2017 - 17:22  
Antônio Cícero ocupará a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (Foto: Arquivo pessoal)
 
 
O poeta, filósofo e compositor Antonio Cícero foi eleito, nesta quinta-feira (10), para a Academia Brasileira de Letras (ABL) com 30 dos 39 votos possíveis. Ele irá ocupar a Cadeira 27, substituindo o professor Eduardo Portella, falecido em 3 de maio deste ano.
 
"Antonio Cícero traz para a Academia Brasileira de Letras a presença e a atuação de um dos poetas mais representativos da literatura brasileira contemporânea", destacou o presidente da ABL, Domício Proença Filho.
 
Em 2012, Antônio Cícero recebeu o Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade, concedido pela Universidade Candido Mendes e pelo Centro Alceu Amoroso Lima pela Liberdade.
 
O novo acadêmico é formado em Filosofia pela Universidade de Londres. É autor, entre outras obras, de Guardar, A cidade e os livros e Porventura. Em parceria com Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero produziu a Nova Antologia Poética de Vinícius de Moraes. Também é autor de letras de músicas em parceria com Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco.
 
Participaram da eleição 22 acadêmicos presentes e 12 por cartas. A cadeira 27 já foi ocupada por Joaquim Nabuco, Dantas Barreto, Gregório da Fonseca, Levi Carneiro e Otávio de Faria.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da ABL