Notícias

« Voltar

Barra do Piraí (RJ), uma nova Cidade do Audiovisual em vista

 

 

 

10.01.2017 - 20:15   
Mário Esteves, prefeito de Barra do Piraí (esq), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o diretor-executivo do Polo de Audiovisual, Roberto Monzo (dir), debatem projetos voltados ao Audiovisual na região (Foto: Acácio Pinheiro / Ascom MinC)
 
 
A criação de uma infraestrutura de audiovisual no município de Barra do Piraí (RJ), localizado na região sul fluminense, foi debatida nesta quarta-feira (10) pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante uma reunião realizada com o prefeito da cidade, Mário Esteves e com o diretor-executivo do Polo de Audiovisual, Roberto Monzo.
 
O prefeito pediu apoio para a transformação da Estação Ferroviária da cidade, inaugurada em 1864 pelo imperador Dom Pedro II, em uma estação digital. O objetivo é realizar cursos de capacitação de profissionais do setor e aceleração de empresas de audiovisual, como produtoras de animação 3D. "Nossa intenção é desenvolver ainda a Escola Livre de Cinema e, em parceira com as universidades, a criação do primeiro curso superior de cinema da cidade", destacou o prefeito.
 
Sá Leitão também sugeriu a realização de um festival de cinema, que movimentaria a cadeia produtiva do turismo e a economia da região.

Polo de Cinema

O Polo de Audiovisual faz parte da estratégia do município de transformar Barra do Piraí em Cidade do Audiovisual. Para isso, foram criados alguns projetos que passaram a fomentar a cena cinematográfica do município. Entre as atividades municipais, está o projeto Luz, Câmera e Educação, que pretende despertar a vocação dos jovens – alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio – para a área.
 
De acordo com Roberto Monzo, o programa funciona como ferramenta de transformação social. "Esse projeto tem um forte apelo, seja na formação de novos públicos de cinema ou mesmo para revelar novos talentos. Muitos dos jovens que participam do programa acabam seguindo na carreira cinematográfica", destacou.
 
Dentro dessa proposta, o município criou ainda um Film Commision – estrutura responsável pela intermediação entre produtores de cinema e a administração municipal –, oferecendo locações ou apoio à figuração, entre outros aspectos.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura