Notícias

« Voltar

Brasil integra reunião com ministros da Cultura da América Latina e Caribe

 
 
9.11.2017 - 16:51  
Reunião do Cerlalc debate o desenvolvimento de uma sociedade leitora (Foto: Divulgação)
 
 
O desenvolvimento de uma sociedade leitora perpassa os debates que ocorrem nesta quinta-feira (9), em Santiago (Chile), na 33ª Reunião Ordinária do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc). O secretário da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Mansur Bassit, representa o Brasil no encontro, que reúne os ministros da Cultura do Chile, da Colômbia, de Costa Rica, do Equador, de El Salvador, da Guatemala, do Paraguai e do Peru. O Conselho do Cerlalc se reúne a cada dois anos.
 
Na ocasião, o representante brasileiro votará na deliberação de duas questões relevantes para a região, entre elas a consolidação de um pacto por um mercado comum do livro na Ibero-América. Nesse sentido, será discutida a promoção da circulação do conhecimento e dos bens culturais por meio de uma proposta que leve em conta aspectos práticos como as políticas de comércio exterior, os regimes tributários e alfandegários, as legislações que regem as compras públicas, a produção de conteúdos e sua publicação em plataformas digitais, as características dos fluxos de importação e exportação dos países e a melhoria das inter-relações entre os atores participantes. 
 
Outra pauta de destaque do encontro é a criação de um catálogo latino-americano da oferta editorial. A ferramenta é considerada estratégica no momento em que, cada vez mais, as ações que permitem descobrir e conhecer um determinado título bibliográfico passam pela internet. Assim, para aumentar as possibilidades de encontrar ou descobrir um determinado título e de capturar o interesse de potenciais compradores, estará em discussão a construção de uma plataforma que inclui casas editoriais, livrarias, revendedores, canais de venda on-line e os compradores finais.
 
Os temas ainda deverão ser tratados na XIX Conferência Ibero-americana de Ministros de Cultura, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio de 2018, em Antigua (Guatemala). Na 33ª reunião, o Ministro da Cultura do Peru, Salvador del Solar Labarthe, foi eleito como novo presidente do Conselho do Cerlalc para o biênio 2018-2019.
 
Sobre o Cerlalc
 
O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe é um organismo intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que trabalha na criação de condições para o desenvolvimento de sociedades leitoras. Para isso, orienta suas ações para o incentivo da produção e circulação do livro, a promoção da leitura e da escrita, a formação dos agentes da rede do livro e o estímulo e proteção da criação intelectual. Nesse sentido, dá assistência técnica na formulação de políticas públicas, gera conhecimento, divulga informação especializada, desenvolve e impulsiona processos de formação e promove espaços de acordo e cooperação.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura