Notícias

« Voltar

Brinquedoteca Ludocriarte estimula crianças e jovens

 
 
10.10.2018 - 17:25  
A Ludocriarte atende, de segunda a quinta, jovens de 6 a 14 anos da própria comunidade, sempre no contraturno do horário escolar (Foto: Guto Martins/Ascom MinC)
 
 
Música, dança, criação de histórias, desenhos, sessões de cinema e teatro. Parece programa para o Dia das Crianças, mas faz parte da rotina diária de 85 crianças e adolescentes na Brinquedoteca Ludocriarte, em São Sebastião (DF). A Organização Não Governamental (ONG), que é Ponto de Cultura desde 2010, atende, de segunda a quinta, até 85 crianças e adolescentes (de 6 a 14 anos) da própria comunidade, por dia, sempre no contraturno do horário escolar.
 
Os pontos de cultura são entidades ou coletivos culturais certificados pelo Ministério da Cultura (MinC).  São considerados uma base social capilarizada e com poder de funcionar nas comunidades e territórios, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Há hoje 3.364 pontos de cultura, sendo 2.133 em redes estaduais e municipais, 725 conveniados pelo próprio Ministério, 99 indígenas e 407 certificados por meio da plataforma digital do Cultura Viva.
 
A única exigência para entrar na lista de espera da Ludocriarte é estar devidamente matriculado na escola. A ideia do espaço veio do italiano Paolo Chirola, educador social que veio ao Brasil em 1994 e, depois de participar em vários projetos socioculturais no estado de Goiás, fundou há 13 anos a Brinquedoteca Ludocriarte no Distrito Federal.
 
O local, que também abriga uma Biblioteca Comunitária, foi um dos vencedores, em 2017, do Prêmio Culturas Populares, mas o maior reconhecimento vem de quem brinca e de quem participa dessa construção inusitada entre o saber e a diversão.
 
"A Biblioteca mudou e ainda muda minha vida. Muita gente saiu da rua, onde até fazia coisa errada, para ficar brincando aqui. Eu aprendi coisas novas, a trabalhar em grupo, a respeitar a mim mesma, a respeitar os responsáveis. Antigamente, era só eu por eu, era muito nervosa. Hoje em dia, estou mais calma, sabendo ouvir, esperar", relata a estudante Raíssa Mendes, de 13 anos, que participa há cinco anos do projeto.
 
Raíssa Mendes (no alto) e Darli Santos (acima) experimentaram mudança de vida ao frequentar a Ludocriarte (Foto: Guto Martins/Ascom MinC)
 
De acordo com a oficineira Darli Santos, que começou como voluntária também há cinco anos, por meio do brincar, as crianças aprendem melhor tanto os conteúdos vistos na escola como questões como respeito, trabalho em equipe e identidade. É um espaço de troca da comunidade, onde os jovens, os professores e os familiares podem cuidar uns dos outros.
 
"A Brinquedoteca me mudou completamente como ser humano, me fez ser uma pessoa melhor e me toca muita o trabalho daqui, a dedicação de quem trabalha aqui, das crianças em fazer os projetos e a empolgação delas, ver o resultado e se sentirem parte disso. E esse espaço me tornou uma pessoa mais amorosa", conta Darli.
 
Atividades
 
Desde 2012, o Ponto de Cultura produz livros com os materiais elaborados pelas turmas. Ao todo, são quatro livros lançados: três edições do Era Outra Vez, com histórias criadas em dinâmicas de grupo; e Nosso Pé de Cordel Encantado, a primeira aventura da ONG na produção de literatura de cordel.
 
"A gente pesquisava muito, lia os livros, para saber como se construía, como era a rima. A turma toda fez, criamos juntos uma história, fomos descobrindo enquanto todo mundo fazia. Aprendemos a métrica e escrevemos duas histórias para esse livro", explica Raíssa.
 
Além dessas atividades, a Ludocriarte criou a banda Brincantantes, na qual flauta, xilofone, violão e percurssão se misturam para contar histórias da cultura afro e nordestina. O trabalho produzido pela ONG pode ser conferido no canal de Youtube da entidade.
 
 
Programação
 
A Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), instituída pela Lei nº 13.018/2014, prevê que uma das ações estruturantes dos Pontos de Cultura seja voltada à infância, por meio da sua valorização e da busca da diversidade cultural. Criada para ampliar o acesso aos meios de produção, circulação e fruição cultural no País, a política é gerida pelo MinC em parceria com governos estaduais, municipais e outras instituições, como escolas e universidades. Abrange diferentes linguagens e expressões artísticas e culturais. É um dos programas do MinC que visa promover o desenvolvimento da economia criativa no País.
 
A PNCV opera essencialmente por meio de parcerias federativas, atualmente concretizadas por meio de convênios do MinC com governos estaduais e municipais. Portanto, o MinC repassa recursos aos estados e municípios, que lançam os editais, realizam a comissão de seleção das entidades que serão contempladas, formalizam as parcerias com os pontos de cultura (antigamente eram convênios, agora são Termos de Compromisso Cultural), repassam os recursos, acompanham a execução das atividades e analisam a prestação de contas feita pelas entidades.
 
Na Semana da Criança, diversos Pontos de Cultura promovem ações especiais para crianças e adolescentes. Confira neste link o mapa de Pontos de Cultura do país e, abaixo, a programação de alguns locais:
 
Alto Paraíso (GO)
 
12/10
Experimentação Musical com crianças de 1 a 7 anos
Horário: 15h-17h
Local: Praça do Encontro (casa indígena)
 
Oficina de tecido acrobático, com Turma Que Faz
Horário: 15h
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
 
Oficina de Percussão, com a Turma Que Faz
Horário: 15h
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
 
Oficina de dança afro, com Gracielle Monteiro
Horário: 16h
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
 
Oficina de Bambolê, com Camila Santiago
Horário: 16h
Local: Praça do Encontro
 
Show Cabral e os Descobertos (repertório infantil)
Horário: 17h
Local: Praça do Encontro
 
Lançamento do livro "OqueÉOqueÉ? Infâncias Kalunga", de Marise Glória Barbosa
Horário: 18h
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
 
Baque Mulher de Alto Paraíso de Goiás (maracatu)
Horário: 21h
Local: Praça do Encontro
 
Peña Folclórica com Doroty Marques e a Turma Que Faz
Horário: 22h
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
 
Bezerros (PE)
11/10 – Leitura para crianças do Bairro São Pedro
26 e 27/10 - Primeiro Encontro de Contadores de Histórias de Bezerros
 
Cidade de Goiás (GO)
11/10, de 14h ás 17h - Vivência Cultural Afrobrasileira Ojó Odé
16/10 - Festa das Crianças da Comunidade 
 
Colombo (PR) 
11/10 – Festa de Dia das Crianças
 
Jaú (SP)
15 a 18 e 22 a 25/10, às 19h30 - Espetáculo: O Circo De Um Homem Só 
 
Luziânia (GO)
13/10, às 15h – Tarde da Criança
Local: Quadra de Esportes GEDEL
 
Manaus (AM)
11e 12 /10 – Festa das Crianças
Local: Bairro Petrópolis
 
Mogi Mirim (SP)
11/10 – Recreação nas piscinas
13/10 - Apresentação artística: CIRCO PONTE DAS ESTRELAS de São Paulo às 15h.
18/10 – Campeonato de pipa e Dia do brinquedo
25/10 – Recreação esportiva
 
Porto Alegre (RS)
09/10 – Dia do Cinema e Pipoca
10/10 – Dança e Bolo
11/10 – Grande Festão do Dia Das Crianças
 
Salvador (BA)
10/10, de 19h às 20h30 – Roda de Capoeira
Local: Escola Municipal Presidente Castelo Castelo Branco, Bairro Uruguai
 
Samambaia (DF)
14 a 21/10 – VII Mostra o Clown
 
São Paulo (SP)
20/10, de 10h30 a 12h30 - Projeto Vem Brincar Também!
Local: Parque Ibirapuera
 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura