Notícias

« Voltar

Casa de Rui Barbosa lembra os 20 anos sem Darcy Ribeiro

 
 
8.11.2017 - 14:39  
 
 
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), promove nesta quarta-feira (8) o projeto Palavra por Palavra - uma série de palestras em homenagem aos 20 anos de falecimento do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro. 
 
Estão programadas quatro mesas-redondas com os temas "20 anos sem Darcy", "Darcy Ribeiro e a educação", "Darcy e as etnias" e "Darcy, literatura e Brasil", leitura de parágrafos do livro "O povo brasileiro" (por Christiane Torloni) e exibição de depoimentos do homenageado sobre Educação, Cultura e Brasil. 
 
Darcy Ribeiro
 
Defensor da causa indigenista, Darcy Ribeiro escreveu várias obras de etnografia que contribuíram para importantes trabalhos na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi fundador da Universidade de Brasília (UnB), da qual se tornou reitor no período de 1962 a 1963, e ministro da Educação em vários governos. 
 
Exilado político em 1964, o antropólogo viveu em países da América Latina, retornando ao Brasil em 1976. No ano de 1992, passou a integrar a Academia Brasileira de Letras.
 
Sobre o Palavra por Palavra 
 
Trata-se de um ciclo de palestras, apresentações e manifestações culturais seguidas de debates realizados pelo Centro de Memória e Informação da FCRB e pelo editor Carlos Barbosa. 
 
O evento é gratuito e conta com o apoio da Academia Carioca de Letras, do Instituto Darcy Ribeiro, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil. 
 
Além das apresentações, o público também poderá trocar livros entre si, na chamada mesa de livros, além de participar de sorteio de obras dos autores ou dos temas em debate. O ciclo ocorre quinzenalmente, às quartas-feiras, no auditório da FCRB. 
 
Mais informações pelo telefone (21) 3289-4600.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura