Notícias

« Voltar

CEU de Novo Hamburgo (RS) será inaugurado nesta sexta (13)

 
 
12.4.2018 - 11:04  
 
 
Será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (13), no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo (RS), o 156º Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do país – espaço que reúne atividades de promoção de cultura, esporte, lazer e assistência social. Com investimento de R$ 2,2 milhões do Ministério da Cultura (MinC), a unidade já atende 700 famílias do loteamento de casas populares do Residencial Novo Hamburgo, além dos moradores dos bairros vizinhos. A cerimônia de inauguração, marcada para as 15h, contará com a presença do secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini. Para a ocasião, está prevista a apresentação de música tradicional gaúcha, conduzida pelo músico Richer Vargas, que realiza oficina de violão no centro. 
 
Este é o sétimo Centro de Artes e Esportes Unificados inaugurado no Rio Grande do Sul. Outros 12 estão com obras em andamento. A previsão é que sejam construídos 22 CEUs no estado, com investimentos de R$ 45,8 milhões.
 
Dentro da estratégica de mobilizar a comunidade para melhor aproveitar os serviços oferecidos pelo centro, são realizadas reuniões semanais, às quintas-feiras no CEU. Mesmo antes da inauguração oficial, atividades como oficinas começaram a ser oferecidas no fim do ano passado. 
 
"O CEU na comunidade é uma construção coletiva que a gente iniciou partindo das demandas que eles tinham. Vamos montando o espaço de acordo com o que eles estão pedindo. As ações que estão acontecendo no CEU está sendo ampliadas para acontecer também na comunidade", afirma a coordenadora de projetos socioculturais da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, Andrea Pavani. 
 
Atividades e oficinas
 
O CEU de Novo Hamburgo oferece oficinas de violão, teatro, artes visuais, capoeira, ginástica, dança tradicional gaúcha e informática básica. Ainda há vagas em todas as turmas. Segundo a prefeitura, as atividades esportivas deverão ser iniciadas assim que um profissional da área for contratado. O processo de contratação está em andamento.  
 
Com relação às ações de assistência social, a unidade conta com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e abriga também com uma unidade do Núcleo de Atendimento Pedagógico (NAP), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, que presta atendimento a crianças com dificuldades de desenvolvimento. Também foram ofertadas no espaço aulas de alfabetização para jovens e adultos, com 16 inscritos. 
 
Serviço:
CEU de Novo Hamburgo
Endereço: Rua do Bosque, s/ nº - Bairro Boa Saúde, 
Horário de funcionamento: 8h às 20h 
Mais informações pelo telefone (51) 3582-4736 ou pelo e-mail centroceu@novohamburgo.rs.gov.br.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura