Notícias

« Voltar

Confira o resultado do Prêmio de 200 Anos de Independência

 


29.11.2018 - 17:41  

Acesso Rápido

 

O Ministério da Cultura publicou nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial da União, o resultado final do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência. Foram selecionadas 25 obras literárias inéditas com livre abordagem sobre o bicentenário da Independência do Brasil. A premiação para cada obra é de R$ 40 mil.

Dentre os premiados, há autores já experientes, como Marcelo Duarte, que escreveu o Guia dos Curiosos (1995); Eduardo Bueno, autor de A Viagem do Descobrimento (1998), Náufragos, Traficantes e Degredados (1998), Capitães do Brasil (1999) e A Coroa, a Cruz e a Espada (2006); e Adelice dos Santos Souza, que já publicou os livros Adestradora de Galinhas (2014), Kali, Senhora da Dança (2013) e O Homem que Sabia a Hora de Morrer (2012). Confira aqui a lista com todos os vencedores.

Para receber o prêmio, os autores têm cinco dias corridos para enviar ao MinC, por meio do e-mail premioliterario200anos@cultura.gov.br, a documentação complementar que está especificada no artigo 14 do edital.

Representatividade

Dos 33 autores dos livros premiados, 14 são mulheres, 42% do total dos selecionados. Há obras de quatro das cinco regiões brasileiras, sendo dois da Região Centro-Oeste (8%), três da Região Sul (12%), seis da Região Nordeste (24%) e 14 da Sudeste (56%).

De acordo com a coordenadora geral do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Ana Cristina Araruna Melo, "o resultado do edital foi muito gratificante e democrático porque as obras selecionadas contemplaram autoras e autores de várias regiões e os mais diversos gêneros literários".

Para Guilherme Relvas, diretor do DLLLB, "a importância do Edital está na promoção, valorização e difusão da literatura brasileira, assim como na divulgação de autores e das produções literárias, impulsionando uma reflexão nacional sobre o país, seu futuro e contribuindo para a construção de uma agenda de desenvolvimento".

#Leituragerafuturo

O Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência, integra o Programa Leitura Gera Futuro, lançado no início do segundo semestre. Além dessa premiação, outros três editais compõem o programa destinados ao fomento à criação de bibliotecas digitais, à realização de feiras literárias e à seleção de obras literárias inéditas sobre os 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Foram disponibilizados, ao todo, R$ 7 milhões nesses quatro certames.

Confira a tabela com o resultado final dos selecionados:

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura