Notícias

« Voltar

Conheça os vencedores do Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio

 

6.11.2017 - 16:51  

Acesso rápido

O Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio reconhece as trajetórias de vida de pessoas que tenham contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Carimbó (Foto: Pierre Azevedo)
 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou nesta segunda-feira (6) o resultado final do Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio. Vinte e cinco ações de salvaguarda do Carimbó, registrado como Patrimônio Cultural em 2014, foram contempladas. O prêmio tem o objetivo de valorizar a atuação exemplar de mestres, mestras e grupos que contribuem para a transmissão e a continuidade dessa tradição paraense.
 
Serão concedidos 25 prêmios, no valor de R$ 5.160,00 para cada premiado, sendo dez para mestres e mestras em atividade; cinco destinados aos herdeiros diretos de cinco mestres ou mestras já falecidos (in memoriam); e dez destinados a grupos de Carimbó
 
"É muito bom que gente esteja conseguindo editais para dar suporte ao movimento (do carimbó). É muito importante que a gente participe e, se beneficiados, possamos investir em nosso grupo. A premiação é muito boa e é um passo a mais do movimento por meio deste edital", afirma o presidente da Associação da Cultura Popular de Carimbó de Salinas, Haroldo Fonseca.
 
O Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio reconhece as trajetórias de vida de pessoas que tenham contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Carimbó, bem como grupos cuja atuação contribua de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações. O edital foi definido como uma das ações prioritárias pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó.
 
O edital é uma ação emergencial para a salvaguarda do carimbó, uma das principais reivindicações do movimento carimbozeiro organizado, definida no I e no II Congresso do Carimbó, realizados em junho de 2015 e maio de 2017, respectivamente. A proposta é garantir o atendimento das necessidades mais urgentes dos grupos e mestres tradicionais, proporcionando o acesso a recursos públicos para ações de preservação, proteção, valorização, transmissão e difusão desse patrimônio cultural.
 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Ministério da Cultura