Notícias

« Voltar

Diretores de museus dos países do Brics se reúnem na China

 
 
12.4.2018 - 12:15  
 
 
Começa nesta quinta-feira (12), em Pequim, na China, o Fórum da Aliança Brics de Museus e Galerias de Arte. Estarão reunidos diretores de museus dos cinco países do bloco, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo é trocar experiências e estreitar laços – o que deve abrir portas à arte brasileira em três continentes.
 
Com o tema "Singularidade e Convergência: Fórum da Aliança Brics de Museus e Galerias de Arte", o evento será realizado no Museu Nacional de Arte da China (Namoc). A programação prevê palestras e debates sobre o atual desenvolvimento das artes nos cinco países.
 
O Brasil será representado pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, que é gerido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A ideia é promover exposições com o acervo do MNBA em museus e galerias dos demais países do bloco – e vice-versa.
 
A delegação brasileira contará com a presença do presidente do Ibram, Marcelo Araujo. "O encontro será uma oportunidade de aprofundar as relações culturais e estabelecer mecanismos de cooperação cultural entre os cinco países, estimulando a consolidação de uma aliança entre museus e galerias de artes", afirma Araujo.
 
Além do MNBA, o fórum contará com representantes do Namoc; do Iziko Museu, da África do Sul; do Museu Estatal de Arte Oriental da Rússia; e da Galeria Nacional de Arte Moderna da Índia, além de especialistas convidados de prestigiosas academias chinesas de arte.
 
O fórum vai até sábado (14).
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura