Notícias

Documentário retratará aventuras de cientista inglês na Amazônia

26.11.2015 - 13:33  
Sanada e Barker se reuniram com o ministro Juca Ferreira para pedir apoio para a produção do documentário Amazon Adventure 3D (Fotos: Lia de Paula/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu, na manhã desta quinta-feira (26), Yuri Sanada, sócio-diretor da Aventuras Produções e Edições Educativas, e o produtor canadense Jonathan Barker. Ambos vieram pedir apoio do Ministério da Cultura (MinC) para a produção de um documentário sobre os 11 anos de aventuras, no Amazonas, do inglês Henry Walter Bates (1825-1892), um dos mais importantes cientistas da biologia evolutiva. O filme se chamará Amazon Adventure 3D.
 
Bates viajou pela região durante 11 anos, de 1848 a 1859. Nesse período, registrou 14 mil espécies, 8 mil delas desconhecidas. Uma das espécies descobertas por Bates destacou-se pelo mimetismo, ou seja, pela capacidade de imitar outras para aumentar as chances de sobrevivência. 
 
A expectativa é que o filme seja produzido em 2016, lançado em 2017 e transmitido em salas de aulas e museus.  A obra também deve contar com tecnologia Imax, formato de filme de altíssima resolução, próprio para imagens projetadas em telas maiores que as convencionais.
 
Durante a reunião, o ministro falou sobre a importância da iniciativa e sobre a necessidade de investir no audiovisual no âmbito da educação brasileira. "Sinto que a cinematografia é muito autoral, deixa vazio para filmes educativos culturais que não são autorais", afirmou Juca Ferreira. "A educação no Brasil precisa disso. Por que tem que ser só livros? Por que o audiovisual não é formato importante na formação das novas gerações?", indagou. 
 
Também participaram do encontro o secretário do audiovisual do MinC, Pola Ribeiro, o presidente do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), Carlos Roberto Brandão, e a representante da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Débora Peter, entre outros.
 
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura