Notícias

« Voltar

Encontro de ativação reúne CEUs do Rio de Janeiro e do Espírito Santo

04.09.2017 - 12:20   

O evento foi pautado pela troca de experiências entre gestores e pelo reforço dos benefícios dos municípios envolvidos com a implantação dos CEUs (Foto: Marta Kummer Loreto / Ascom MinC Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo)
 



O terceiro encontro do Ciclo de Ativação dos CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados) aconteceu nesta quinta-feira (31), em Maricá (RJ), e reuniu representantes de onze municípios do Rio de Janeiro e um do Espírito Santo. O evento tem o objetivo de alinhar informações sobre o funcionamento dos CEUs, a troca de experiências entre os gestores de uma mesma região, além de reforçar as responsabilidades e os benefícios dos municípios envolvidos com a implantação do equipamento.

O evento foi promovido pela Secretaria de Infraestrutura Cultural (Seinfra) do Ministério da Cultura, com organização da Prefeitura Municipal de Maricá. Foram apresentados aos gestores os resultados das pesquisas realizadas nos CEUs já inaugurados, mostrando que há participação e apropriação do espaço pela comunidade.
 
Para Paulo Cid, diretor de Obras e Equipamentos Culturais da Seinfra, o importante é a ênfase na gestão vinculada ao objetivo do projeto, ou seja, priorizar a gestão compartilhada, envolvendo a comunidade nas decisões. "Há um retorno claro e bem positivo quanto à apropriação do espaço e à realização dos objetivos planejados, principalmente com a participação efetiva da prefeitura, do grupo gestor e da comunidade. As pesquisas mostram um benefício de inclusão muito grande, tendo como público alvo crianças e jovens", reforçou Paulo Cid.
 
Além disso, os participantes conheceram a nova ferramenta de comunicação entre os CEUs e o MinC: o sistema e-praças. Nele, os coordenadores das praças vão poder criar uma página exclusiva para seu equipamento para compartilhamento de questões próprias dos CEUs.
 
Apresentações artísticas das alunas do projeto Nós Dançantes e do Grupo de Teatro do CEU, duas das diversas atividades que são desenvolvidas pelo CEU de Maricá, também integraram a programação do encontro.
 
Os representantes dos CEUs de Maricá, Queimados e Niterói (RJ) mostraram o trabalho desenvolvido localmente. "Essa troca de experiências e informações entre os participantes relacionadas às questões que surgem durante as etapas de construção, instalação de mobiliário, mobilização social e gestão para funcionamento integral da Praça CEU é o momento mais rico do encontro", afirmou Paulo Cid.
 
Além de Paulo Cid, participaram do evento a secretária municipal de Cultura de Maricá, Andrea Cunha, o secretário municipal de Esportes, Felipe Bittencourt, o chefe da Representação Regional do MinC nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, José Haddad, o secretário nacional de Esportes, José Ivan, e o subsecretário de gestão da secretaria municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Carlos Correa. 
 
O encontro em Maricá contou com a presença de Cariacica (ES) e dos representantes fluminenses: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Itaguaí, Magé, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e do anfitrião.

Praças CEUs

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) são instalados em localidades em territórios de alta vulnerabilidade social em todas as regiões do País. Os Centros abrigam, em um único espaço, programas e ações culturais, esportivas, educacionais, socioassistenciais e de lazer. 
Estão vigentes 336 operações contratadas em 313 municípios. Os recursos para o programa somam R$ 746,9 milhões, sendo que R$ 635,3 milhões já foram pagos. Das 336 operações contratadas, 142 CEUs foram inaugurados até julho de 2017. Outras 194 unidades estão com obras em andamento. Para 2017, a previsão é a inauguração de outras 50 unidades. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura