Notícias

« Voltar

Encontro no RJ debate atuação de bibliotecas públicas

 
 
15.5.2018 - 15:40  
 
 
A cidade do Rio de Janeiro sedia, até 18 de maio, o II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, realizado pela organização social Recode, voltada ao empoderamento digital e à formação de jovens por meio do uso de tecnologia. A ação integra o programa Conecta Biblioteca, que tem o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. O secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Mansur Bassit, e o diretor do Departamento deLivro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Guilherme Relvas, participam da programação. 
 
"O MinC valoriza e apoia iniciativas e projetos que estimulam a transformação social e o desenvolvimento de comunidades por meio das bibliotecas. É importante ressaltar a capilaridade deste projeto, que beneficia 200 municípios em todos os estados e no DF", afirma Guilherme Relvas. "Isso só se torna viável pela parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que mobiliza os Sistemas Estaduais, resultando no trabalho colaborativo de uma grande rede de instituições públicas e privadas para o fortalecimento das bibliotecas", destacou.
 
A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraia especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 
 
Com realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. O evento conta o apoio institucional do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura