Notícias

« Voltar

Especialização em acessibilidade cultural: inscrições prorrogadas


16.4.2018 - 10:42  

Acesso rápido

Incluir as pessoas com deficiência no processo de produção e circulação de bens culturais é um dos desafios do Ministério da Cultura (Foto: Escola de Gente)
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prorrogaram até 22 de maio o prazo de inscrição para a III Turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. Serão 360 horas de aula, divididas em nove meses, a partir de junho, com uma semana de aulas por mês. 
 
O objetivo do curso é oferecer formação em acessibilidade cultural para gestores, produtores culturais e trabalhadores da área da cultura, com o objetivo de sensibilizar, estimular, capacitar e criar processos inclusivos de fruições estética, artística e cultural nas ações, gestões e políticas culturais para pessoas com deficiência, tanto como produtores quanto como plateia.
 
"Incluir as pessoas com deficiência no processo de produção e circulação de bens culturais é um dos desafios do Ministério da Cultura", destaca a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque. "É essencial reconhecer a produção cultural dessas pessoas, facilitar seu acesso a bens culturais, ao fazer cultural e a eventos e garantir que propostas culturais apresentadas pela Pasta contenham rubricas específicas em acessibilidade", completa.
 
O curso de especialização, ressalta Débora, é um dos instrumentos para fortalecer as conquistas no campo dos direitos culturais. A atividade tem como proposta abordar políticas, programas e ações culturais, no campo das deficiências e suas especificidades, no contexto da legislação e formação nas diferentes linguagens e tecnologias de acessibilidade cultural.
 
Como se inscrever
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelos Correios por meio de carta registrada. A documentação obrigatória prevista no edital deve ser enviada para a Caixa Postal 68054 – CEP: 21941-971, Av. Carlos Chagas Filho 373 - Edifício Centro de Ciências da Saúde – Bloco K – 1º andar – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro (RJ).
 
Serão oferecidas 60 vagas, sendo 05 para representantes de Pontos de Cultura devidamente certificados, 05 para produtores culturais que atuem nos ambientes culturais ou em programas e projetos de políticas culturais,  08 para representantes de instituições da sociedade civil que atuem no campo da deficiência e da cultura, 27 para servidores públicos concursados de instituições culturais públicas, 05 para docentes de Cursos de Terapia Ocupacional ou áreas afins de universidades públicas, 05 para servidores técnicos concursados da UFRJ que atuem nos ambientes culturais ou em programas e projetos de políticas culturais e 05 para o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ.
 
Confira o novo cronograma do curso:
 
Inscrições: dia 28 de março de 2018 ao dia 22 de maio de 2018
Período de habilitação: de 30 de maio a 1º de junho de 2018
Comissão de seleção: de 04 a 05 de junho de 2018
Divulgação dos resultados: 06 de junho de 2018
Prazo de recursos: de 06 a 10 de junho de 2018
Resultado final: 12 de junho de 2018
Matricula para residentes do Rio de Janeiro: 05 e 06 de julho de 2018
Matriculas para residentes de outros estados: 09 de julho de 2018 (9 às 11hs)
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura