Notícias

« Voltar

Festival de Cannes 2017 reúne produtoras e filmes brasileiros

 
 
19.5.2017 - 16:12  
 
 
Começou nesta semana e vai até o dia 28 de maio a 70ª edição do Festival de Cannes, na França, com participação de três produções brasileiras na programação. O longa Gabriel e a montanha, de Fellipe Barbosa, concorre aos prêmios da Semana da Crítica. Já o curta Nada, de Gabriel Martins, participa da Quinzena dos Realizadores. Na mostra Cinefondation, a participação brasileira fica por conta do curta Vazio do lado de fora, de Eduardo Brandão Pinto. Os filmes seguem para o festival com auxílio do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
 
Também participam do festival 22 produtoras brasileiras independentes. Beneficiadas pelo Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais da Ancine, as empresas vão participar do Marché du Film, um dos mais conceituados mercados da indústria cinematográfica no mundo.
 
Encontro com produtores internacionais
 
A Ancine e o British Film Institute (BFI) promovem no dia 20 de maio um encontro de produtores brasileiros e do Reino Unido durante o Festival de Cannes. O evento tem como objetivo celebrar o Acordo de Coprodução Cinematográfica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, promulgado em março, e oferecer aos produtores de ambos os países a oportunidade de networking.
 
O evento contará com apresentações da assessora internacional da Ancine, Ana Julia Cury Cabral, da representante do Programa Cinema do Brasil, Leila Bourdoukan, e das representantes do BFI, Isabel Davis e Katie Ellen, que falarão sobre os sistemas de fomento dos dois países, além de abordar questões relativas à distribuição.
 
Kris Thykier, produtor do filme Trash – A esperança vem do lixo, também participa do evento, contando um pouco de sua experiência nesta que é considerada a mais bem-sucedida coprodução entre o Brasil e Reino Unido.
 
As atividades são abertas ao público e ocorrem de 11h às 12h30, no dia 20 de maio, no UK Filme Centre - Pavilion 119  (Royaume Uni) - Village International – Riviera, no Festival de Cannes.
 
O Festival de Cinema de Cannes existe desde 1946, com o objetivo de promover o cinema e contribuir com o desenvolvimento da indústria cinematográfica ao redor do mundo.
 
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Ministério da Cultura