Notícias

« Voltar

Freire e Crivella debatem parcerias entre MinC e RJ

30.12.2016 - 13:31  
Da esquerda para a direita, Sterpan Nercessian, Marcelo Crivella, Roberto Freire, Adão Cândido e Mariana Ribas
 
 
O ministro Roberto Freire reuniu-se, nesta sexta-feira (30), com o senador Marcelo Crivella, prefeito eleito do Rio de Janeiro. No encontro, foram discutidas possíveis ações de parceria entre o município e o Ministério da Cultura. O Rio é a cidade que tem mais instituições vinculadas ao MinC: Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Fundação Nacional de Artes (Funarte). 
 
Um dos assuntos abordados na reunião foi a situação da rede de bibliotecas-parque, afetadas pela crise financeira do governo fluminense. Freire disse que a reunião foi importante para dar encaminhamento a essa questão. "Nós nos colocamos à disposição para participar do processo para manter abertas as bibliotecas-parque. Houve a conversa de quem está enfrentando a crise também no Rio, a partir da prefeitura. Senti a disposição dele (Crivella) de enfrentar esse desafio", destacou. 
 
Ao final do encontro, o prefeito eleito do Rio de Janeiro falou sobre a importância de dar à população perspectivas de cultura e de esporte. "O ministro e eu decidimos que faremos o máximo esforço, dentro dos nossos orçamentos, para manter as bibliotecas-abertas. Tanto ele quanto eu sabemos que a cultura e o esporte são fundamentais para dar destino aos jovens", destacou. 
 
Crivella informou, ainda, que a futura secretária municipal de Cultura será Nilcemar Nogueira, ex-diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS) e criadora do Museu do Samba, além de neta de Cartola e Dona Zica. 
 
"A cultura é fundamental e eu tenho uma grande secretária de Cultura, que é a Nilcemar, de origem na comunidade da Mangueira. Ela é muito envolvida com as culturas populares, em que temos uma verdadeira mina de talentos que precisam ser descobertos, incentivados e, até mesmo, patrocinados", afirmou. 
 
Também participaram do encontro, por parte do MinC, os secretários do Audiovisual, Mariana Ribas, e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, Adão Cândido, além do presidente da Funarte, Stepan Nercessian. 
 
Texto e foto: Alessandra de Paula
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação