Notícias

« Voltar

Funarte abre inscrições para Pré-Bienal de Música e Cidadania

 


5.11.2018 - 12:05  

 

A Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania – Encontro Regional Centro-Oeste e Norte será realizada entre os dias 27 e 28 de novembro, em Goiânia (GO). O local escolhido para esse evento foi o Centro Cultural UFG, da Universidade Federal de Goiás — CCUFG. O encontro visa reunir coordenadores, gestores e educadores de projetos sociomusicais das regiões Centro-Oeste e Norte que buscam, através da música, transformar a vida de crianças, jovens e adultos.

As inscrições para a Pré-Bienal são gratuitas, feitas exclusivamente pela internet, e vão até o dia 16 de novembro. Os interessados devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico: http://bit.ly/2wxPVkd. Para o Encontro Regional Centro-Oeste foram abertas 100 vagas. A Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), também vai disponibilizar 35 vagas de hospedagem e alimentação para inscritos que residem em outros estados, pertencentes a algum projeto sociomusical, de acordo com a ordem de inscrição e mediante comprovação de traslado. Despesas relacionadas ao transporte são de responsabilidade de cada participante.

O objetivo principal para a realização da Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania foi a atuação dos projetos sociomusicais em prol da cidadania, debatidos na primeira edição da Bienal Funarte de Música e Cidadania, realizada em dezembro de 2017, em Minas Gerais (MG). Segundo o diretor do Centro da Música da instituição, Marcos Souza, existem muitos trabalhos importantes com esse direcionamento.

"Cada um desenvolve ações e pesquisas interessantes, mas que não se conectam. A ideia da Bienal é reunir e articular vários projetos de sucesso. A meta principal é a troca de ideias e a constituição de uma rede", reforça o diretor. A Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania conta com a parceria institucional da Universidade Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Escola de Música e Artes Cênicas.

A ideia é promover um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências, através de rodas de interação entre os projetos, de diálogos temáticos, tais como: Metodologias de ensino musical e ensino coletivo, Gestão dos projetos sociomusicais, Mensuração de resultados e impactos, Desafios da comunicação, Aprendendo com erros, Ciclos pedagógicos, Acessibilidade e inclusão social, e Roda espontânea; além de oficinas, apresentações musicais e facilitação de conexões.

Uma das propostas dos organizadores é ampliar o número de participantes da Rede Música e Cidadania, para intensificar o compartilhamento de experiências e as conexões em âmbito regional, e definir a pauta para a 2ª Bienal Funarte de Música e Cidadania, programada para 2019.

Sobre a I Bienal Funarte de Música e Cidadania

A primeira edição da Bienal Funarte de Música e Cidadania foi realizada de 14 a 16 de dezembro de 2017, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG). No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, identificar necessidades comuns, construir uma rede colaborativa e criar um processo de intercâmbio solidário.

Serviço

Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania – Encontro Regional Centro-Oeste e Norte
Projetos Sociomusicais: Conexões em Rede
Dia 27 de novembro, terça-feira, das 9h às 18h
Dia 28 de novembro, quarta-feira, das 9h às 12h
Local: Centro Cultural UFG — CCUFG
Universidade Federal de Goiás
Avenida Universitária, nº 1533
Setor Universitário – Goiânia (GO)

Fundação Nacional de Artes
Ministério da Cultura