Notícias

« Voltar

Inscrições abertas para edital MowBrasil 2016

8.6.2016 - 10:20  

Acesso rápido

 
 
Proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional. Esse é o objetivo do edital MowBrasil 2016, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Serão selecionados até 10 conjuntos documentais – de textos, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos – para possível nominação no Registro Memória do Mundo. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho.
 
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, de caráter individual ou em grupo. Os documentos inscritos deverão ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e serão avaliados pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOW Brasil). O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura brasileira. Outros critérios são integridade, acessibilidade, autenticidade, unicidade e originalidade do documento. 
 
O envio dos documentos deve ser feito para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br em formato digital e deve seguir características especificadas no edital. É obrigatório o preenchimento do formulário de candidatura e, no caso de documentos arquivísticos, também é necessário enviar o anexo III do edital. Ao candidatar-se, o interessado autoriza o uso, para divulgação do Programa Memória do Mundo, de duas imagens, 30 segundos de áudio ou 3 minutos de imagem em movimento.
 
O resultado final com as candidaturas aprovadas será afixado, até 24 de outubro, no hall principal do edifício-sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e disponibilizado no portal do Comitê MoWBrasil. Os selecionados serão inscritos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. 
 
História
 
O Programa Memória do Mundo da Unesco – Mow (Memory of the World) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos, deve ser preservado e acessível "de maneira permanente e sem obstáculos". 
 
A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.
 
Em setembro de 2004, o Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOW Brasil. Desde seu funcionamento oficial, em 2007, lançou diversos editais que resultaram em acervos documentais nominados.
 
Serviço:
 
Em caso de dúvidas, encaminhe e-mail para memoriadomundo@arquivonacional.gov.br ou entre em contato pelo número: (21)2179-1290/2179-1346
 
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura