O dia a dia da Cultura

Inscrições abertas para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional

28.07.2015 - 11:37  

Acesso rápido

 
 
Estão abertas, até o dia 10 de setembro, as inscrições para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional em nove categorias: Conto; Ensaio Literário; Ensaio Social; Literatura Infantil; Literatura Juvenil; Poesia; Projeto Gráfico; Romance e Tradução. 
 
Poderão participar brasileiros natos ou naturalizadas - autores, tradutores e projetistas gráficos- que possuam obras redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras brasileiras. Serão aceitas inscrições da mesma obra em, no máximo, duas categorias, onde uma obrigatoriamente deve ser de Projeto Gráfico. 
 
Os prêmios contemplarão as obras, em primeira edição, publicadas e impressas no período de 1º de maio de 2014 a 30 de abril de 2015, que estejam em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei 10.994, de 14 de dezembro de 2004) e que possuam número de registro ISBN (International Standard Book Number) válido no Brasil. Não será aceita a inscrição da obra cuja data de publicação esteja fora do período. 
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, por via postal, inclusive para os residentes no Rio de Janeiro e deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço: 
 
Prêmio Literário 2015
Fundação Biblioteca Nacional
Rua da Imprensa, 16 – 11º andar – sala 1110.
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro – RJ
20030-120
 
O edital estipula ainda que as inscrições por intermédio de editoras serão permitidas como forma de assistência ao autor e apenas mediante autorização por escrito dele, que deverá ser anexada à ficha de inscrição.  Obras publicadas com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional ou coeditadas pela instituição não poderão ser inscritas.
 
O autor ou tradutor da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria será contemplado com o prêmio em espécie no valor bruto de R$ 30 mil sujeito aos descontos previstos por lei.
No caso de livro com mais de um autor, a inscrição deve ser feita apenas por um deles. Caso a obra seja vencedora, caberá aos autores, de acordo com contrato editorial, a divisão do prêmio. Os livros que fizerem parte de Coleção poderão ser inscritos individualmente.
 
Critérios como qualidade literária, originalidade e contribuição à cultura nacional serão analisados em cada uma das obras inscritas. 
 
 
Assessoria de Comunicação
Com informações da Fundação Biblioteca Nacional
Ministério da Cultura