Notícias

« Voltar

MinC abre inscrições para escolha do filme brasileiro que poderá concorrer ao Oscar

 
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) abriu, nesta quinta-feira (10), processo seletivo para a escolha do longa-metragem brasileiro que disputará uma das vagas entre os cinco indicados ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar. As inscrições deverão ser feitas até às 18h do próximo dia 31 de agosto, por meio de requerimento disponível neste link.
 
Neste ano, a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura está implementando um novo formato de inscrição das obras audiovisuais para o processo seletivo do Oscar. Pela primeira vez, os interessados poderão realizar as inscrições de forma totalmente eletrônica. Até mesmo a análise por parte da comissão de jurados, que passará a ser coordenada pela Academia Brasileira de Cinema (ABC), será feita on-line.
 
De acordo com o secretário do Audiovisual do MinC, João Batista Silva, as inscrições eletrônicas buscam atender aos princípios da eficiência. "Além da economicidade, o novo método serve como uma alternativa mais sustentável e célere ao dispensar a tramitação de papéis e mídias via Correios", afirmou.
 
Para participar do processo seletivo, o filme deve ter sido lançado e exibido inicialmente no Brasil, entre 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, em sala de cinema comercial, por pelo menos setes dias consecutivos. O registro dos filmes deverá ser feito pela produtora titular dos direitos da obra ou da distribuidora autorizada.
 
Cada produtora ou distribuidora poderá inscrever quantos filmes desejar, portanto, é possível que sob o mesmo CNPJ haja mais de um filme a ser avaliado. À medida que as inscrições forem habilitadas, a equipe técnica da SAv irá comunicar à Comissão Especial, para que seus membros possam proceder a avaliação dos filmes.
 
O anúncio do resultado da seleção será feito pela Comissão Especial de Seleção do Oscar 2018 no dia 15 de setembro. A produtora ou distribuidora do filme selecionado terá até às 21h do dia 2 de outubro de 2017 para enviar uma cópia do filme em 35 mm, 70 mm ou DCP, juntamente com os documentos exigidos, para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura