Notícias

« Voltar

MinC e Funarte lançam novos volumes do Songbook Online

 
 
6.12.2018 - 11:02  
 
 
O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), lança nesta quinta-feira (6), no Teatro Plínio Marcos, em Brasília (DF), novos volumes do Partituras Brasileiras Online. O pocket show do coordenador do Centro de Música (Cemus) da Funarte, Marcos Souza, e do violeiro Roberto Corrêa marcará a divulgação dos volumes Viola Caipira e Violão do projeto Songbook Online Internacional. O show é gratuito.
 
Coordenado pelo Centro de Música da Funarte, o projeto lançado em maio deste ano, reúne mais de 1,2 mil partituras em três volumes: Música Popular, Música de Concerto e Bandas de Música. As partituras foram cedidas por compositores e por mais de 15 instituições. A partir do dia 6, o público pode acessar também os songbooks de Viola Caipira e de Partituras de Violão, que trarão músicas de samba, de concerto e algumas canções que foram apresentadas na 22ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Funarte no ano passado. 
 
De acordo com Marcos Souza, para a realização dos novos volumes foram convidados o violeiro, compositor e pesquisador Roberto Corrêa, o professor e perito em bandas de música Marcelo Jardim, e o editor Ricardo Gilly.  As novas edições trazem nomes como Antonio Adolfo, Canhoto, Delcio Carvalho, Ernesto Nazareth, Henrique Annes, Jean Charnaux, Lula Galvão, Marcello Gonçalves, entre outros. 
 
Para o coordenador do Cemus, a música brasileira é uma das mais preciosas do mundo e conta com mais de 400 ritmos catalogados. "A diversidade é impressionante e não se justifica somente pelas dimensões continentais do Brasil, mas também pelo encontro de diferentes povos, resultando nesta cultura valiosa e respeitada em todo o mundo", afirmou Souza.

Songbook

O projeto Songbook Online Internacional foi criado com o objetivo de contribuir para a divulgação da música brasileira para os estudantes de escolas e conservatórios de todo o mundo. A seleção inicial das partituras contou com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, para o trabalho técnico na organização das partituras selecionadas.

Serviço

Pocket Show do Partituras Brasileiras Online
Local: Teatro Plínio Marcos
Horário: 19h
Endereço: Eixo Monumental – Setor de Divulgação – Lote 2, Brasília (DF)
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura