Notícias

« Voltar

MinC promove mais duas oficinas sobre Prêmio Culturas Populares

 
 
13.7.2017 - 16:24  
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) realiza mais duas oficinas para orientar candidatos a se inscreverem no Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. Nesta sexta-feira, o encontro será em Joinville (SC) e no sábado, em Vassouras (RJ). As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente no hotsite culturaspopulares.cultura.gov.br.
 
Em sua quinta edição, o Prêmio vai agraciar 500 mestres, mestras, grupos, comunidades e instituições privadas sem fins lucrativos, incluindo o legado de artistas já mortos, com o valor de R$ 10 mil cada. As inscrições podem ser feitas on-line ou por via postal até o próximo dia 28 de julho.
 
Primeiro edital de cultura popular lançado pelo MinC desde 2012, o Prêmio busca fortalecer as expressões culturais populares brasileiras. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Ficaram de fora apenas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos do Ministério da Cultura.
 
Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.  
 
Mais informações no hotsite do prêmio: culturaspopulares.cultura.gov.br.
 
Serviço:
 
Oficina em Joinville (SC)
Data: 14 de julho de 2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, na
Rua Max Colin, 1.843
Inscrições com vagas limitadas
 
Oficina em Vassouras (RJ)
Data: 15 de julho de 2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Vassouras, na Avenida Octávio Gomes, 395, Centro
Inscrições com vagas limitadas
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura