Notícias

« Voltar

MinC promove segundo estágio do programa Iberbibliotecas

 
 
7.11.2017 - 10:21  
Secretário Mansur Bassit participou da abertura do estágio, que reúne 27 bibliotecários dos países e cidades membros do Iberbibliotecas (Foto: Divulgação)
 
 
"Acessibilidade, diversidade e inclusão em bibliotecas públicas" é o tema central do segundo estágio internacional do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), que está sendo realizado até a próxima sexta-feira (10), em São Paulo. O programa está sendo coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, em parceria com a Oscip Mais Diferenças.
 
O objetivo do programa de estágio é fortalecer ações para democratizar o acesso à leitura, compartilhando boas práticas, informações e conhecimento. Voltado a profissionais das bibliotecas públicas dos países e cidades integrantes do Iberbibliotecas, o estágio começou nesta segunda-feira (6), com um encontro entre gestores públicos e profissionais com atuação no setor do livro e da leitura, apresentação da programação e visita ao Museu Lasar Segall.
 
No total, foram selecionados 27 bibliotecários, sendo três integrante do Iberbibliotecas – Brasil, Buenos Aires (Argentina), Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Medellín (Colômbia), México e Paraguai. Durante o estágio, servidores do MinC vão participar de reuniões bilaterais com representantes da Costa Rica. Brasil e o país centro-americano ocupam a vice-presidência e a presidência do Iberbibliotecas, respectivamente.
 
Participaram da abertura o secretário da Economia da Cultura do MinC, Mansur Bassit; o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Guilherme Relvas; a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Jaqueline Ferreira Gomes; o secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini; a presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, Adriana Ferrari; a presidente do Iberbibliotecas, Lovania Garmendia Bonilla; a coordenadora do Mais Diferenças, Carla Mauch; Carli Cilene Rodrigues Cordeiro, do Conselho Regional de Biblioteconomia; e Francisco Marcos Dias, do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura