Notícias

« Voltar

Ministro da Cultura participa de abertura das comemorações dos 245 anos de Porto Alegre

 


19.03.2017 - 18:46

Durante visita à Cinemateca Capitólio, o ministro da Cultura, Roberto Freire, falou sobre a pujança cultural do Rio Grande do Sul (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
 
No dia 26 de março de 2017, Porto Alegre comemora 245 anos. Como em todos os anos, para celebrar a data, acontece a Semana de Porto Alegre. A abertura oficial foi neste domingo (19), durante evento na Cinemateca Capitólio, no centro da cidade. Os festejos seguem até 27 deste mês. O ministro da Cultura, Roberto Freire, participou da cerimônia, junto com prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, e representantes do governo estadual, legislativo estadual e municipal e do governo federal. Em sua viagem, o ministro foi acompanhado pelo secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido, e pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Martins. 
 
De acordo com a prefeitura, a ideia é que as ruas concentrem a maior parte das atividades da Semana de Porto Alegre e que os moradores sejam os protagonistas. Estão previstos shows, peças de teatro, dança, desfiles de escolas de samba e atividades esportivas, em um total de quase 500 eventos. Devido à crise econômica, a Prefeitura buscou parcerias junto às outras esferas de governo, empresariado e sociedade para que a programação fosse realizada. 
 
Antes da abertura, o ministro conheceu as instalações da Cinemateca Capitólio, espaço ligado à Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre que tem como função principal a preservação, o armazenamento e a difusão da memória do cinema e do audiovisual do Rio Grande do Sul. Além de exibir filmes, este prédio, inaugurado em 1928 e que foi durante muitos anos um cinema de bairro, reúne em seu acervo livros, cartazes e equipamentos. A Cinemateca existe desde 2015. 
 
Em sua fala, Roberto Freire se disse feliz pela coincidência de sua viagem com as comemorações da Semana de Porto Alegre. "Em nome do MinC venho dizer que estamos de braços abertos para ajudar a cidade, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, como a escassez de recursos. Porto Alegre e o Rio Grande do Sul possuem uma pujança cultural muito forte, que certamente contribuirá para que se enfrente este momento difícil", afirmou Freire. O ministro da Cultura aproveitou para comentar o retorno do Festival de Inverno da cidade. "Veremos como participar de forma efetiva deste evento", declarou. 
 
O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que apesar dos problemas que Porto Alegre enfrenta há perspectiva de sair da crise. "Vamos dar a volta por cima, que começa com este evento, com importantes entregas à população", destacou. "A cultura atinge seus objetivos quando chega aos mais humildes e às crianças, com seu potencial de transformar a realidade daqueles com menos acesso", ressaltou Nelson Marchezan Júnior. 
 
O secretário de Cultura municipal, Luciano Alabarse, também assinalou a importância da Semana de Porto Alegre em levar um calendário de atividades multifacetadas para toda a cidade, inclusive em áreas socialmente vulneráveis. 
 
Após a cerimônia, houve a exibição do curta-metragem "O Início do Fim", de Gustavo Spolidoro, filmado no prédio da Cinemateca Capitólio antes de passar por obras de revitalização, em 2004. A solenidade foi encerrada com uma apresentação da cantora Gabrielle Fleck e do pianista Luiz Mauro Filho, que interpretaram composições de musicais clássicos da Broadway. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura